sexta-feira, novembro 13, 2009

O antiprofissionalismo (e a falta de respeito) da Rede Record


A cada dia que passa a briga entre as grandes poderosas da TV vem ganhando força. Pouco tempo atrás, quando o Bispo Macedo, proprietário da emissora paulista de televisão Rede Record, teve acusações perante a justiça, a guerra dela contra a mega Global foi iniciada. E quando pensamos que tudo iria ficar esquecido eis que coisas, inadmissíveis no meio profissional, acontece.

No último dia 11 o Brasil e o Paraguai sofreu um apagão geral em sua distribuição de energia. Foi uma loucura só para todos nós brasileiros. Como falei no post anterior, só o Rádio nos salvou. Se não fosse por meio de comunicação odiado por tantos, não estaríamos informados sobre nada. Já que eram poucas pessoas que tinham energia elétrica para assistir TV.

Mas não foi só o apagão que gerou confusão entre a população, ele também rendeu atitudes antiprofissionais e respeitosas sobre o que é ser um bom jornalista, e como ter uma empresa de comunicação digna de confiança. E mais uma vez a briga entre Globo e Record conseguem atingir o grande público.

No dia seguinte ao apagão (12), o jornalista Ale Rocha, do blog Poltrona, publicou em seu site uma notícia que deixou a todos nós, jornalistas, estarrecidos com o antiprofissionalismo da emissora do Bispo. O programa Hoje em Dia, transmitido diariamente pela Record, entrou ao vivo falando sobre os acontecimentos do dia anterior, até aí tudo bem. Quando o então secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmerman, foi abordado pela repórter Venina Nunes, da Record para ser entrevistado, sendo que o mesmo já estava concedendo uma entrevista (também ao vivo) para a concorrente, Globo.

Os assessores do secretário informaram que assim que o mesmo terminasse com a emissora Global cederia seu tempo para responder as perguntas de Venina. De acordo com o site da emissora Record, o R7, o secretário se recusou a dar entrevista para eles dando "preferência" para a emissora do Grupo Marinho. Se isso ficasse só por aí já seria de mal gosto, mas não ficou. Pressionada pelo apresentador do Hoje em Dia, Celso Zucatelli, a repórter, segundo o blog Poltrona, chegou a reconhecer que "era falta de ética tentar atrapalhar o trabalho dos outros", mas isso não impediu que a emissora do Bispo "roubasse" o link da entrevista da Global.

Isso mesmo, a Rede Record não aguardou o seu tempo de entrevista como "roubou" a entrevista da concorrente. E essa informação foi relatada por Ale Rocha no dia 12. Mas eis que além do antiprofissionalismo já cometido pela emissora paulista, ela também comete o desrespeito. Hoje, o blog Poltrona emitiu um post onde contou que comentários anônimos proferidos pelo IP da Rede Record em seu site defendiam a atitude de Venina e metiam o "pau" na Rede Globo.

A falta de respeito da emissora para com o profissional Ale Rocha foi tremenda. Ele nunca fez preferência alguma por qualquer emissora que fosse. Sempre escreveu de forma clara e crítica sobre qualquer programação de qualquer uma delas, inclusive da Globo e Record. Se um programa é bem feito, ele deve ser elogiado, caso contrário, porque devemos nos calar?

Parabéns ao jornalista e editor responsável pelo blog Poltrona por sua confiabilidade, credibilidade, respeito com seus leitores e profissionalismo. Aproveito também para parabenizá-lo pelo lançamento do livro (Poltrona – O livro do maior blog brasileiro independente sobre TV), o qual, ele recebeu o Prêmio Blogbooks merecidamente. Continue com seu trabalho brilhante e sendo essa pessoa maravilhosa que você é. Pena não poder estar presente para abraça-lo e dar pessoalmente, os meus parabéns, a você e toda sua família.

E para emissora Record de televisão, deixo minha sincera cara de VERGONHA. Depois reclamam quando a Globo, ou outra emissora qualquer conseguem mais credibilidade que vocês. Sejam mais profissionais que conseguirão a mesma coisa.

1 Comentário

Wander Veroni Maia disse...

Oi Ana!

Também comentei essa atitude anti-ética da Record no meu blog. Eles misturam as coisas e esquecem do bom senso. Lamentável o que o Celso Zucatelli fez com a moça de incentivar ela a roubar o link da concorrente. Isso não é certo! Parabéns pelo post.

Abraço

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;