sexta-feira, novembro 20, 2009

O que os seus perfis em redes sociais dizem sobre o seu lado profissional? (#SGE – post 01)


Post especial para Semana Global de Empreendedorismo (#SGE)

Hoje em dia cada vez mais estamos entrando na Era 2.0. Tudo é voltado para a vida virtual: compras, pagamento de contas, abertura de contratos, contatos com clientes e até contratações profissionais. Por isso, que mais e mais empresas estão de olho no que você anda fazendo pela rede. Twitter, facebook, orkut e outras redes são cada dia mais alvos das empresas de RH na hora de selecionar um futuro empregado. Você sabia que levar a vida online só na brincadeira pode acabar com seu perfil profissional?

No orkut, por exemplo, os tipos de comunidades que você participa e o que você escreve nos murais, e até no perfil principal, podem prejudicar sua imagem na empresa que trabalha ou a visão de quem você é para seu futuro empregador. Isso não quer dizer que você deva ser um completo "sem graça", não é isso. Mas saber selecionar que tipo de grupo social virtual você vai participar pode ajudar, e muito, você nessa caminhada em busca da carreira.

Essa regra é a mesma para a rede facebook, que tem como princípio as mesmas funções básicas do orkut. Ter cuidado com comunidades, pessoas que aceita no perfil e o que escreve deve ser algo de constante monitoração. Comunidades do tipo: "Eu odeio o meu trabalho", "Eu odeio trabalhar", "Não suporto meu chefe", "Detesto receber ordens", e outras do gênero, podem, e vão agregar um valor muito negativo ao funcionário que pretende ocupar um cargo, ou que já esteja nele.

Tudo o que você coloca na internet, hoje em dia, deve ser cuidadosamente monitorado por você. Saber o que escrever e onde escrever é algo muito importante no mundo profissional. Soltar no twitter, por exemplo, que a funcionária "tal" é "gostosa e eu pegaria" não vai cair bem quando outros funcionários lerem e repassarem para toda lista. Assim como sair escrevendo que "em pleno dia de sol e eu trancado nesse escritório". Coisa desse tipo deve ser muito bem controlada.

Pouco tempo atrás a jornalista Vera Magalhães estava fazendo uma cobertura em Brasília quando soltou via twitter que "um chato do lado estava atrapalhando", minutos depois o "chato" do lado enviou um tweet para ela pedindo desculpas e assinando "o chato do lado". Isso acabou gerando muitas risadas, mas se coloquem no lugar dela como profissional. Com certeza ela só deveria querer sair correndo dali e se enfiar no primeiro buraco para se esconder. Claro que ela teve jogo de cintura e levou numa boa a gafe cometida online.


Uma vez online, sempre online. Sempre li essa frase, mas antes não tinha noção do que ela significava. Isto quer dizer que, por mais que você hoje publique uma foto sua "semi-nua" nos álbuns do orkut e retire depois, tem que lembrar que milhões já viram, e copiaram. Com isso, uma vez que algo caia na rede é muito difícil de sumir. Controlar seus próprios passos ainda é a melhor solução para manter seu objetivo profissional centralizado.

É claro que não precisamos nos "esconder" no mundo virtual. Mentir sobre nossas preferências é tão ruim quanto expô-las completamente. O melhor é ter o bom senso em saber mediar cada coisa. Se você quer visibilidade no mundo profissional, é só saber dosar seu lazer com seus desejos de carreira. Evite publicar informações pessoais demais. Atente-se somente ao que é necessário.

Ficar divulgando telefones, endereços e outros dados íntimos em sites de relacionamentos, além de perigoso, mostra o quanto imaturo aquele profissional pode ser. Se você não consegue utilizar a privacidade em sua própria vida, como irá lidar com a privacidade no ambiente profissional?

Repense como anda sua vida online. Veja se ela está dentro do que você quer para sua carreira profissional e se o que diz está ajudando ou atrapalhando você nessa categoria. Ajuste-se e boa sorte!

Update 14/01/2010:
"Este post está participando do Concurso Profissão Blogueiro, que vai premiar três blogueiros com netbook e kit completo para quem quer ter um blog de sucesso. Acesse: www.ideiasnoar.com.br/profissaoblogueiro".

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;