quarta-feira, novembro 25, 2009

Relembrando a infância: UNO o Jogo!


Outro dia estava eu andando pelos corredores das Lojas Americanas quando me deparei com uma famosa (e saudosa) caixinha vermelha na prateleira próximo ao caixa. O preço, muito convidativo, de R$1 real me fez sentir o cheiro de minha infância. Era o jogo de cartas chamado UNO. E claro que corri para comprar. Apesar de que hoje em dia nenhuma criança gosta de brincar com cartas. Guardei-o em meu armário, quem sabe convenço alguém do meu passado a reviver os bons tempos.

Quase um mês depois resolvi, enfim, colocar crédito em meu celular. E como sou simplesmente viciada em jogos java sai cantando as novidades no site da Vivo para fazer download e quem cruza meu caminho novamente? Isso mesmo: UNO em java para celular. Claro que baixei no mesmo instante. E virei novamente a mesma viciada que era na infância. Jogo todos os dias, se puder: no ônibus, antes de dormir, quando estou no banheiro e por aí vai.

Comecei a fazer umas pesquisas online e descobrir que também existe a versão para internet do jogo. Óbvio que já vou começar a sondar também como é feito, e claro, jogar. Mas muitos devem estar pensando: que diabos é esse tal UNO? Bem, os jogos de cartas, ainda são populares no mundo inteiro, mas a criançada de hoje não sabe disso. E UNO é um jogo divertido que toda família pode participar. Simples, criativo e emocionante.

UNO é um jogo de cartas e foi desenvolvido por Merle Robbins e seus familiares em 1969. Atualmente quem tem a patente dele é a Mattel, e pasmem, desde de 1969, Uno ainda é um dos jogos de cartas mais vendidos no mundo inteiro. Também com um preço tão acessível e forma de jogadas fáceis, qualquer pessoa acaba gostando.

O jogo é recomendado para maiores de sete anos, então dá para perceber porque quase toda família pode participar. Porque essa faixa etária? Simples, porque é preciso o mínimo de entendimento de valores numéricos e de consequências. Para jogar é preciso de no mínimo duas pessoas, mas pode se fazer uma roda com até 10 jogadores. Quando eu era criança lembro que na vila onde eu morava fazíamos campeonato de UNO quase todos os finais de semana. E não só as crianças participavam, os adultos também. Era uma febre só!

O objetivo do jogo é simples. O primeiro jogador que ficar sem carta alguma nas mãos, utilizando todos os meios possíveis para que os outros façam o mesmo vence. Mas claro que nem sempre tem tanta facilidade. Existe algumas "penalidades" para auxiliar você, ou o adversário, a complicar sua vida até você ficar sem nenhuma carta na mão.

Você pode utilizar as cartas de acordo com cada mudança que aparece na mesa: por cor, por números ou por tarefas. Assim obrigará o seu oponente a fazer o mesmo. Se você mudar a cor da mesa, todos os outros terão que segui-la até o próximo mudar também. Quando você estiver com somente duas cartas na mão é que vem o boom da brincadeira. Ao jogar a sua penúltima carta no centro você DEVE gritar UNO. Caso não o faça o oponente que perceber essa falha pode te desafiar "por esquecimento" e você é penalizado tendo que comprar mais duas cartas, saindo então da possível batida.

Mas se você pensa que as penalidades ficam por aí está enganado. Existem outras cartas que complicam a vida dos jogadores: compra 4 (preta), compra 2 (coloridas), pula, volta, muda a cor (preta). Essas cartas acabam por redirecionar todo o jogo. Mas às vezes o feitiço pode virar contra o feitiçeiro. Se você usa por exemplo a carta preta compra 4 e escolhe uma cor de carta que você não tem na mão, o seu oponente pode desafiar você. Caso você não tenha a cor pedida, ele não comprará as 4 cartas, mas você comprará 6, como penalidade por blefar. Parece complicado, mas não é não.

O baralho do UNO contém 108 cartas. Sendo elas:
19 cartas azuis - de 0 a 9;
19 cartas verdes - de 0 a 9;
19 cartas vermelhas - de 0 a 9;
19 cartas amarelas - de 0 a 9;
8 cartas "Comprar Duas Cartas" - 2 de cada em azul, verde, vermelho e amarelo;
8 cartas "Inverter" - 2 de cada em azul, verde, vermelho e amarelo;
8 cartas "Pular" - 2 de cada em azul, verde, vermelho e amarelo;
4 cartas "Curinga";
4 cartas "Curingas Comprar Quatro Cartas".


Jogando o UNO

O jogo é feito com acumulo de pontos. Cada carta de um valor. O jogo se encerra quando um dos jogadores consegue acumular 500 ponto no total. Por isso o objetivo principal é ir somando o menor número de pontos para poder acumular no placar uma soma baixa.

Existem várias regras para se jogar o UNO. A regra básica de penalidades, na qual só vale o que estiver marcado nas cartas coringas (pretas) ou nas inverter, comprar 2 ou pular. Também existem outras regras especiais que devem ser decididas antes do início do jogo.

A pontuação das cartas que restam na mão segue o seguinte padrão de pontuação: Cartas de 0 a 9 tem o valor de sua face; "+2", "Inverter" e "Pular" valem 20 pontos; "Curinga" e "Curinga (+4) valem 50 pontos. Ganha o jogador aquele que consegue 500 pontos.

Os efeitos de cada carta



Cada carta tem uma ação especial no jogo. E isso independe se ele é jogado de forma tradicional (com baralho) ou via celular ou internet. É sempre a mesma regra:

  • Comprar Duas Cartas (+2):Ao se jogar esta carta, o próximo jogador precisa comprar 2 cartas e perderá a vez. Esta carta só pode ser jogada sobre uma de mesma cor e sobre outras cartas Comprar Duas Cartas;
  • Inverter (↑↓): o sentido de jogo inverte-se. Se o sentido do jogo está no sentido horário, quando jogada uma carta "Inverter", joga-se em sentido anti-horário, e vice-versa;
  • Pular (∅): o jogador seguinte perde a vez.Esta carta só pode ser jogada sobre uma de mesma cor e sobre outras carta Pular;
  • Curinga (⊕) : pode ser jogada durante qualquer momento do jogo independentemente da carta que se encontra no topo de descarte, exceto quando a ultima carta for uma das penalizações como '+2' e '+4'. O jogador que jogar essa carta diz a cor (verde, azul, vermelho, amarelo) que o jogo continua;
  • Curinga (+4): o jogador seguinte apanha quatro cartas do baralho e perde o turno, o jogador que a jogou essa carta diz a cor (verde, azul, vermelho, amarelo) que o jogo continua. Esta carta só deverá ser jogada quando o jogador não tem nenhuma carta da mesma cor ou número do monte de descarte. No entanto, se o jogador prejudicado desconfiar que o primeiro jogador está a fazer blefe, pode pedir para conferir a mão deste, se for blefe, o jogador que jogou terá que apanhar as 4 cartas. Caso a jogada tenha sido legal, o segundo jogador deve apanhar quatro cartas mais duas cartas como punição.

O que cada carta especial faz no jogo vai depender do tipo de regra decidida antes de começar. Existem várias regras para se jogar UNO, você pode acordar com o grupo qual a melhor opção. Para os iniciantes o melhor é começar com o básico e conforme for aprimorando vai aumentando o grau de dificuldade.

Jogo Acumulando - "+2" ou "+4": Quando o jogador anterior joga uma carta "+2", poderá ser jogada mais uma carta "+2" ou "+4" e a penalização é acumulada ao jogador seguinte, o último jogador que não tenha uma carta "+2" ( ou +4, caso esteja uma "+4" no monte ) compra o número de cartas correspondente à penalização totalizada por todas as cartas.

Importante saber: as cartas "+4" só podem ser jogadas quando houver um "+2" ou "+4" no monte de descarte, mas o recíproco nem sempre é válido. Exemplo: se houver um "+4" no monte somente um outro "+4" poderá ser descartado.

Regras especiais. Escolha qual a melhor para o grupo:

  • Regras simples de Penalizações: Quando um jogador disser que carta o outro deve jogar, ou cor que deve escolher, deverá ser penalizado comprando duas cartas. Quando um jogador "comer a vez" (esquecer de jogar ou demorar mais que 1 minuto) de outro jogador, ou jogar uma carta errada na pilha de descarte deverá ser penalizado comprando duas cartas.
  • Regra mudança de mãos: Essa consiste em duas cartas especiais a "0" e a "7". Elas tem o poder de mudar toda a ordem do jogo. Isto é, modificar completamente o que ocorre na mesa durante as jogadas. A carta "0", conhecida como "mudança de mãos", quando jogada sob essas regras, significa que ao ser descartada no monte todos os jogadores devem trocar sua mão entre si. Isto é, seguindo o sentido horário (ou inverso se a carta tiver sido utilizada). É só você trocar de mão com o próximo jogador e assim por diante. Já quando a carta "7" é jogada nessa regra de mudança de mãos é chamada de jogo "mudo", ou seja, o "7" dá o poder daquele que a jogou de escolher com quem quer trocar de mão. Quando o "7" é jogado é obrigatório o silêncio durante a jogada. Os jogadores devem aguardar até que outra pessoa tenha outra "7" para cobrir o que foi exposto primeiro. Se ninguém cobrir o primeiro "7" quem o jogou escolhe com quem trocar de mão. Nessa regra também existe a possibilidade de optar por punição de comprar. Todos permanecem mudos até sair outro "7" e se alguém falar qualquer coisa antes disso é penalizado comprando "7" cartas do monte de compras.
  • Regra do Monte ou carta "9": Quando é jogado um "9" todos os jogadores devem colocar a mão em cima do monte de descarte, o último que colocar a mão recebe a quantidade de cartas equivalente ao número de participantes, ou um valor previamente decidido.
  • Regra Jump-In (Regra de corte ou interceptação): Conhecido como "Regra de corte" é quando um jogador tem exatamente a(s) mesma(s) carta(s) (número e cor) que está(ão) no topo do monte de descarte, assim ele poderá jogá-la(s) imediatamente sem necessidade de esperar o a sua vez na jogada. O jogo vai continuar a partir deste jogador que cortou a mesa. Se for utilizada uma carta com um efeito especial (como "pular", "+2" ou "+4", o efeito é válido. Exemplo: Jogador A usa um "+2", Jogador C "corta" com outro "+2", Jogador D compra quatro cartas e Jogador B perde a vez, pois foi pulado pelo "Jump-in";
  • Regra do Proibido!: Algumas mesas de jogo proíbem os jogadores de "bater" o jogo utilizando cartas "Curinga" e "Curinga +4", mas são poucas as que adotam essa regra. É sem dúvida a regra mais chata, por isso é totalmente opcional e dispensável;
  • Regra do Ver cartas ou "1": Algumas mesas de jogo utilizam a carta de número "1" para que se possa ver as cartas de um jogador de sua própria escolha. Exemplo: O jogador A lança a carta "1" e escolhe o jogador C que deve mostrar-lhe suas cartas por um curto intervalo de tempo (predeterminado antes de começar a partida), deve ser mostrado apenas ao jogador A (o que lançou a carta "1"). Essa é outra regra quase não usada, mas existente. Totalmente opcional e dispensável.
  • Regra da Dobradinha: Quando o jogador A jogar um 2 vermelho, e o jogador C tiver um 2 vermelho, ele pode jogá-la mesmo não sendo sua vez, o efeito dessa jogada é que se o próximo jogador, por exemplo o D pegar 2 cartas no baralho ou se ele usar um skip (a carta de pular ou bloquear) ele pode impedir o próximo jogador. Isso é simples regra de penalidade e ganho de tempo. Também não é obrigatória.

Dividindo as cartas e iniciando o jogo


Cada jogador recebe sete cartas, as restantes são colocadas em um monte a parte com a face UNO para cima, para que seja usada como monte de compra quando os mesmos não tiverem a carta de jogada na mão. O jogo se inicia virando a primeira carta desse monte de compra no centro da mesa, mas nunca poderá ser a carta preta compre 4, caso for, deve-se devolve-la ao monte e virar outra. Somente essa carta não pode dar início ao jogo.

O primeiro jogador a jogar é o seguinte daquele que distribuiu as cartas sempre no sentido horário. Se a primeira carta do monte virada for uma "pular", o primeiro jogador será imediatamente pulado e o jogo começa no segundo. O jogador deve jogar uma carta ou da mesma cor ou do mesmo número ou símbolo (se for a primeira carta do jogo, exceto a pular). Caso não tenha nem cor nem números iguais deve comprar uma do monte de compras, se for válida poderá jogá-la, se não for perderá a vez e deverá ser pulado, cedendo sua vez de jogada para o jogador seguinte.

Quando você estiver com duas cartas na mão e perceber que em sua próxima jogada você ficará com uma só deve gritar UNO antes de jogar a carta no monte de descarte. Caso não o faço os outros jogadores podem penalizá-lo obrigando-o comprar duas cartas do monte de compras.

Ganha a partida aquele que bater com a última carta. Nesse momento os outros jogadores mostram suas mãos e as contagens são realizadas, o jogo só é finalizado quando alguém completar 500 pontos. Esse será o vencedor.

Não importa qual o tipo você optou por conhecer, seja online, via celular ou o tradicional baralho, UNO é diversão para qualquer grupo ou idade! Bom jogo e que vença o melhor!

Versão para celular aqui.
Versão online aqui.
Versão para baixar aqui.


1 Comentário

trimtra disse...

quero joooogaarr

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;