segunda-feira, novembro 09, 2009

Ser pessimista é desculpa para não mudar


A cada dia mais as pessoas estão preocupadas com a vida profissional, pessoal, financeira e amorosa. Mas o que vejo nas ruas, e em rodas de amigos, é cada dia mais o pessimismo tomando conta de tudo e todos. O pessimismo nada mais é que uma desculpa esfarrapada para não mudar seu modo de vida habitual.

O tempo mudou, tecnologia evoluiu e ainda tem gente que insiste em viver nos anos 70, 80. Não se atualizam, não se automotivam, não procuram por novas opções de vida. Se algo está difícil simplesmente desistem de si mesmos, como se isso fosse resolver todos os problemas existentes. O que é uma grande mentira, esconder a cabeça na terra como uma avestruz, não vai sumir com os problemas, quando retirar a cabeça de lá, eles estarão no mesmo lugar, só esperando por você.

Não existe lógica ou racional em criar expectativas sobre o futuro. Ninguém sabe o que vai acontecer amanhã, mas ficar sentado só esperando a “morte da bezerra” não fará com que o quadro geral se modifique. A vida não é lógica, e nem todos os seres humanos são racionais. Temos que evoluir junto com o mundo e não esperar que ele entenda que o ontem era que melhor que o hoje. Pode até ter sido, mas o hoje é agora, já, e ele não vai esperar você decidir o que é melhor ou não para sua vida.


Muitos desistem dos sonhos por os acham impossíveis. Impossibilidade não é sinônimo de não tentar. Temos que ter um ideal de vida e seguir. Nada é perfeito. A vida não é perfeita, e na maioria das vezes vai nos jogar no chão para testar nossa capacidade de levantar. Só depende de nós mesmos queremos levantar ou não.

Mesmo que não se realize a metade dos sonhos, precisamos de utopias, precisamos de sonhos impossíveis, precisamos de desejos inatingíveis, para podermos continuar a viver o hoje. Só dessa forma é que teremos força para vencer o pessimismo e construir um futuro.

Estou vendo na prática, com pessoas íntimas a mim, que o pessimismo está sendo a decisão mais “confortável” a se tomar. Isto não quer dizer que seja a correta. É somente uma decisão de fuga facilitada da realidade. Ficar sentado no sofá o dia inteiro reclamando que não tem dinheiro pagar as contas, não fará o dinheiro cair do céu, nem um amigo seu ficar com peninha e lhe emprestar. A vida não é fácil, por isso ser pessimista é ser negligente consigo mesmo.

Esse tipo de pessoa tem medo do novo porque tem medo de errar. No pensamento deles tudo que for errado irá acontecer com ele, só com ele. Isso não é realidade, é uma utopia invertida. São pessoas sempre negativas e que por mais que tentamos soltar palavras positivas para junto delas, parece que uma parede de negatividade sempre te atropela em cada tentativa. Eu cansei de pessoas assim ao meu lado.

Estou em um momento muito positivo na vida. Muitos podem até achar que sou louca: desempregada, cheia de dívidas e ainda rindo? Sim! Porque não? Posso não estar onde queria agora, mas estou fazendo o possível para modificar o amanhã, porque o hoje estou vivendo a pleno vapor otimista.

Aprendi nesses dias de overdose de positividade minha para comigo que nem toda verdade é igual para todos. O que é verdadeiro para mim pode não ser para meus amigos, e vice-versa. Temos que deixar de lado idealismos toscos e tentar encontrar ideais pessoais, não coletivos. Antes de você fazer alguém feliz, você tem que fazer você mesmo feliz. Não se pode dividir aquilo que você não possui.

E você... O quanto está deixando ser influenciado pelas pessoas negativas a sua volta? E o que está fazendo para mudar seu quadro geral de vida?

Levantem do sofá e vamos tentar viver a vida. Porque, ela, meus caros, não tá nem aí para gente, ela continua seguindo em frente, e quem ficará para trás somos nós, assistindo a todos passarem nossa frente. Pessimismo é sinônimo de falta de amor-próprio, isso sim.

1 Comentário

Anônimo disse...

Que alívio ler isso; estava precisando (não aguento mais ver gente pessimista!). Leitura boa é aquela que faz ver outra visão 'da coisa'.

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;