quarta-feira, dezembro 09, 2009

"Todos pela Educação", uma iniciativa inteligente e necessária


Hoje recebi o convite da Sam Shiraishi (@samegui) para participar da blogagem coletiva do Projeto "Todos pela Educação" e fiquei muito feliz e honrada com isso. Afinal, sou professora formada, mas não atuo a muitos anos. O projeto é uma iniciativa nacional que reúne pais, professores, comunicadores, alunos, mídia em geral, empresas e quem quiser participar. O movimento tem como objetivo principal "contribuir para que nosso país consiga garantir uma Educação de qualidade para todos os brasileiros".

Todos sabemos que toda ou qualquer nação só é realmente independente quando seus cidadãos são instruídos com um ensino de qualidade. E isso não fica só no lado no que os governantes devem prover, e muito menos somente no que os alunos tem que aprender. Professores bem preparados e remunerados também é a base para uma política educativa de qualidade. Eles são muito mais inspirados a continuar dividindo o dom que possuem: ensinar.

O projeto tem cinco metas específicas, simples e totalmente compreensíveis. Todas focadas em resultados mensuráveis que tem o prazo de alcance até 07 de setembro de 2022. A atuação do movimento fica por conta de monitorar por meio de acompanhamento dessas metas e divulgação das pesquisas, informações e dados relevantes ao tema. Concentrando sua distribuição na mídia com mobilização da sociedade para esse tema tão importante, e necessário.

As metas estipuladas foram:
  • Meta 1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola.
  • Meta 2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos.
  • Meta 3. Todo aluno com aprendizado adequado à sua série.
  • Meta 4. Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos.
  • Meta 5. Investimento em Educação ampliado e bem gerido.

Constantemente essas metas serão monitoradas e servirão de base para que todos os brasileiros possam participar do movimento e cobrar melhorias na Educação para os responsáveis competentes. Sejam eles governantes, educadores, pais, responsáveis, alunos e tutores. Todos somos responsáveis pelo futuro educacional de nosso país, e principalmente de nossos filhos.

Mas muitos vão perguntar como podem ajudar. Nós, blogueiros, por exemplo, fazemos parte - direta e indiretamente - dos veículos de comunicação e tendo esse acesso livre a informação nada melhor do que dar ênfase ao tema em nossos blogs sempre que possível. Façam textos que abordem o assunto, cobrem dos governantes as promessas feitas em relação ao tema, e também divulgue quando uma delas for realizada.

Critique, comente, estude, incentive sempre. Educar não depende só da escola. A Educação vem de dentro de nossas casas, as instituições de ensino são responsáveis por nos passarem conteúdos para sermos cidadãos melhores, mas educar é dever da sociedade. Pais devem educar os filhos. Irmãos educarem irmãos. Empresa incentivando e educando seus funcionários. E assim por diante.


Hoje, dia 09, foi divulgado pela manhã em São Paulo, no MAM, o segundo relatório de acompanhamento das cinco metas. A @samegui esteve presente e contou em detalhes no blog dela.

Faça sua parte: eduque com serenidade e sabedoria. Divulgue blogs que falem de educação, de professores, de conteúdos de inclusão digital e todos relacionados ao gênero. Hoje além desse texto vou indicar alguns blogs que não estão diretamente ligados ao projeto, mas que possuem conteúdos sobre educação que vale a pena ler sempre:

Blog do Bauru
Blog do Crazyseawolf
Blog da Cris Passinato
Blog da Sam Shiraishi
Blog Tutor Unopar
Twitter Todos pela Educação


Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;