quarta-feira, janeiro 27, 2010

Como ajudar seus filhos na lição de casa?


Qual a mãe que não fica preocupada na hora de ajudar o filho com a lição de casa? Hoje o mundo é tão corrido que mal temos tempo para nos dedicar às nossas atividades diárias e parar para auxiliar os filhos acaba, muitas vezes sendo um grande transtorno durante o resto do dia. Eu, como educadora, sei da importância do acompanhamento dos pais em casa em relação aos deveres escolares. Mas não é fazendo toda a lição ou dando as respostas de mão beijada que você estará ajudando seu filho a aprender.

Seja qual for o tema da matéria – matemática, desenho, redação, colagens, etc – os pais devem estar atentos em tudo o que a criança está aprendendo no momento escolar vivido. Para ajudar corretamente seu filho, antes de tudo, deve levar em conta os objetivos que esse auxílio dará no rendimento escolar. Você não precisa ser professor para entender de cada disciplina, basta de ter força de vontade, e uma boa pesquisada antes, ajudará você a relembrar coisas que estão perdidas na memória.


A primeira coisa que os pais devem estar cientes é que perguntar diariamente sobre as atividades feitas pelas crianças na escola é muito importante para seu desenvolvimento educacional. Elogios sempre são bem vindos. Sentar com eles e perguntar como foi o dia é algo extremamente construtivo. Quando eu lecionava sentia em alguns alunos que a distância e o desinteresse dos pais afetavam seu rendimento em sala de aula. Se você pergunta ao seu marido como foi o dia dele porque não fazer isso também com as crianças? Com certeza você irá se surpreender com as coisas novas que eles aprenderam.

Estar inteirado com a escola e os professores é fundamental. Por mais ocupado que você possa estar, sempre tire um tempinho para escrever um bilhete perguntando como seu filho anda se comportando na escola, como estão as notas e tudo mais. Vale também e-mails (caso o professor tenha) e melhor ainda se puder tirar um dia, fora daqueles de reunião de pais, para fazer uma visita pessoalmente ao educador de seu filho. O professor gosta de saber que os pais são interessados pelo que seus filhos aprendem em sala de aula, isso ajuda, e muito, na construção de confiança entre a criança e o professor.


Caso você não possa ir a escola em outro dia que não seja o da reunião, lembre-se de anotar todas as dúvidas que tem em um papel. Assim, quando você chegar lá poderá tirar a maior parte das dúvidas pendentes e ser informado de coisas que, muitas vezes, nem imagina que está acontecendo com seu filho. Nesse momento é quando os professores vão apresentar para os pais seus planos pedagógicos para o ano letivo, incluindo atividades extracurriculares, e se você for contra alguma dessas exposições é a hora exata de falar que não gostou e porquê não gostou.

Se o seu filho trouxe alguma tarefa que você não entendeu para que serve, não hesite em perguntar aos professores. Afinal, para você auxiliar tem que saber primeiro qual a finalidade daquela atividade. E, acredite, por menor que seja a tarefa, ela é de suma importância para o rendimento e o aprendizado de seu filho. Se você não sabe a resposta de algum exercício, não tenha vergonha de falar para a criança que você não sabe, mas que vai pesquisar para ajudá-lo melhor. Você pode não resolver o problema na hora, mas se passar de "sabe-tudo" para seu filho não é construtivo e nem educacional, não sabe algo, simplesmente fale.


E tudo isso independente da classe social da família. Claro, que aqueles mais carentes onde os pais, muitas vezes são ou analfabetos ou semianalfabetos, terão mais dificuldade em ajudar ativamente com os exercícios em casa. Mas só em mostrar interesse e conversar com seus filhos sobre como foi o dia na escola já vai render um lucro imenso em seu rendimento futuro na sala de aula.

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;