sexta-feira, abril 30, 2010

30 de Abril de 2010: o melhor aniversário de todos!


Hoje é o meu dia! E de tantas outras pessoas que nasceram nesse dia 30 de abril. Dia sempre chuvoso. Fato: no meu aniversário chove todos os anos. Mas pela primeira vez posso dizer que está sendo um dia simplesmente perfeito. Os últimos acontecimentos da minha vida, do aniversário do ano passado para esse é que motivam essa minha alegria festiva. Até porque, nunca gostei de 'comemorar' aniversário.

Independente dos problemas ocorridos no ano passado pude, por pelo menos quatro meses, ter a felicidade de me sentir grávida, um dos maiores sonhos da minha vida. Durou pouco? Sim, mas foi intensamente gratificante. De lá para cá tudo deu reviravolta e como uma escadaria fui subindo de degrauzinho a degrauzinho. E hoje cheguei aqui, aos meus 34 anos. Com orgulho, posso dizer. Não sou destas que 'esconde' a idade, pelo contrário: amo ser 'balzaquiana'.


E tudo foi caminhando. De repórter do webjornal O Estado RJ, tive a honra de ser editora-assistente e depois de um tempo receber o cargo de editora-chefe, todos de forma colaborativa, que me ensinou muito. O tempo passou e já no fim do ano juntei várias conquistas desse trabalho, que para muitos à minha volta era mal visto (só porque eu não recebia salário), mas minha experiência e reconhecimento começaram a chegar.

Inesquecíveis momentos da minha carreira!

Dois fatos marcaram esse ano, de 33 para os 34, em minha vida: ter sido convidada para assistir ao Aprendiz 6 e conhecer o Roberto Justus (e ainda de barganha, meus amigos queridos: Antenor, Anna, Jader e Vicky), e o outro foi ter a honra de entrevistar uma mulher que admiro muito, como pessoa e como profissional (e nasceu no mesmo bairro que eu!), Astrid Fontenelle. Se o mundo tivesse acabado nesse instante eu já morreria feliz. Mas não parou por aí.

As alegrias vieram com a notícia de que o jornal (lembra, aquele que eu não recebia nada? #sarcasmoON – para algumas pessoas - ¬¬), iria virar um livro. Tive a honra de ser uma das organizadores e co-autoras desse exemplar. O volume, que tem 280 páginas e duas matérias minhas, sendo uma delas a entrevista com a Astrid, me trouxe muita alegria. Mas demorou para sair. E nessas indas e vindas de espera muita água rolou.

E eis que o ano de 2010 começa e mais coisas novas aconteceram e decisões importantes tive que tomar. Ri, chorei, amei, fui amada e o tempo foi passando. Encontrei amigo, reencontrei aqueles da infância, perdi, literalmente, pessoas queridas. O ano de 2009 foi marcante para mim e eu pessoalmente só começo a conta o novo ano após o meu aniversário. Parece maluco, eu sei, mas sou assim. Então hoje, 30 de abril (a partir das 6h15 – hora em que nasci), é que começa o meu ano novo, o meu ano de 2010. Afinal, só passei a existir nesse mesmo dia há 34 anos atrás.

34 anos com corpinho de (?)... 40? haha

E o meu ano novo começa bem. O livro, aquele que ficou pendente lá em 2009, foi lançado, no último dia 21 de abril. Ganhei o Concurso Blogger 10 anos, fiquei eufórica (afinal o PJ foi o único blog brasileiro escolhido pela Google). Depois fui indicada como finalista do The Bobs Awards 2010. Caramba! Fiquei entre os 11 melhores blogs em língua portuguesa do mundo, quero mais o quê?

É... Mas tem um 'mais o quê'. Quando pensei que as coisas positivas iriam passar (afinal dizem os antigos que quando o sol sai vem a nuvem sobre a cabeça) eis que sou convidada pela minha coordenadora da faculdade para ministrar uma palestra na Semana da Comunicação deste ano. Fiquei em choque! Confesso. Minha primeira palestra, que honra. A vergonha meio que tomou conta de mim, mas decidi aceitar o desafio e fui. Isso tudo ocorreu ontem. E confesso: foi maravilhoso! Estar em pé de frente (tremendo por dentro) falando como se 'fosse uma profissional' para os meus queridos professores (?) Gente: Gelei! Tremi! Gaguejei! Mas foi... E foi maravilhoso! Obrigada a todos os alunos, alguns amigos queridos meus, outros novos na universidade, por me apoiarem, e as coordenadoras Luciana Julião e Alice Selles por acreditarem em mim.

E lá vem ele, meu ano começando. O que poderia pedir mais? Um emprego, quem sabe? É preciso sim, não vou negar, a coisa tá negra. Mas isso é consequência do meu esforço, do meu trabalho, se tiver que vir, virá. E quem pensa que ser blogueira, redatora frila é moleza e não dá dor de cabeça está enganado. Posso não ter um 'emprego', mas trabalho tenho, e muito.

Eu, papai e mamãe

Uma coisa tenho certeza... Tudo o que conquistei nesse último ano não teve só dedo meu, teve principalmente dedo, e olhos, de todos vocês que entram aqui, e em meus outros dois blogs, para ler, comentar, criticar, falar, opinar. Se eu, e meus blogs, chegamos onde chegamos foi porque vocês, meus leitores, o fizeram assim. Portanto: OBRIGADA. De coração!

O que mais me emociona é ver os olhos de meus pais cheios de lágrimas com orgulho de mim. Com orgulho do meu esforço, tendo certeza que apesar dos tropeços que vida nos deu, e nos dá, eu fiz, e faço, todo o possível para retribuir a confiança (e os anos de estudos que me proporcionaram e ainda o fazem) que depositaram em mim, sua única filha. Hoje, me orgulho sim, dos meus 34 anos e agradeço a eles por terem me colado no mundo. Agradeço aos amigos que cresceram comigo e me incentivaram e a todos os amigos que cruzei pela Internet nesses 12 anos de vida Online, que de uma forma, direta ou indireta, me ajudaram a chegar até aqui.

Citar nomes seria impossível. São tantos e tenho medo de esquecer de alguém. Mas ontem enquanto eu estava lá em pé falando na palestra só conseguia lembrar de agradecer quatro pessoas, que direta, e indiretamente, me ajudaram a conseguir me soltar. Fábio Carvalho (@SrCafeine) e Antenor Thomé (@muraldoantena), que ficou comigo revisando o PPT e Marcos Lemos (@hordones) e Juliana Sardinha (@julitrinity do @dicas_blogger) que inspiraram tudo o que escrevi nele. Se foi um sucesso tudo o que falei ontem, vocês tiveram uma grande parcela de 'culpa' por ele ter ocorrido. Obrigada!

Mônica Alvarenga, Leda Helena e Eu

Mas se estou nessa carreira que estou e fazendo o que estou fazendo é porque anos atrás duas grande mulheres me incentivaram a ser o que sou: jornalista. Por isso, tudo o que tenho e o que faço hoje é graças ao apoio e incentivo de minhas ex-chefes, e amigas, Leda Helena e Mônica Alvarenga (@monicaalvarenga). Sem vocês duas 'pegando no meu pé', eu nem teria entrado na faculdade. Sem o modelo de profissional que a jornalista Mônica é, eu nunca teria me inspirado. Meninas, obrigada!

E agora, depois de um longo testamento, posso dizer para mim, não 'feliz aniversário', mas sim 'FELIZ ANO NOVO'. Obrigada!

10 comentários

Juliana disse...

Olá Ana! Parabéns pelo dia de hoje e por todas estas conquistas maravilhosas \o/

Fábio Carvalho disse...

Parabéns Ana. Fiquei torcendo aqui e tinha a certeza de que iria dar tudo certo na sua palestra =)

Acho que nunca te disse isso, mas você é uma das poucas amizades sinceras e verdadeiras que eu conquistei nas internets ;-)

Te admiro como profissional, como mulher e como amiga, e estarei sempre aqui torcendo por ti e te ajudando no que for preciso =)

Um Beijo enorme e um abraço apertado. Parabéns \o/

José Márcio disse...

Parabéns querida! Seu sucesso não é novidade pra mim, que sempre te admirei, que vc continue nessa trajetória ascendente. Felicidades Mil!

Néia Lambert disse...

Que as águas que insistem em cair no seu anivérsário sirvam para levar embora tudo aquilo que não a fez feliz até hoje e reguem tudo o que for plantado de novo a partir de agora para que cresça e floresça.Feliz Aniversário!

Unknown disse...

Gente!!! Obrigada por todo carinho, amizade e (Ju) pela inspiração. Fá, obrigada pelo carinho, amizada, amor e confiança (tb te considero uma das pessoas mais verdadeiras na minha vida ultimamente).

Zé!!! Adoro quando vc vem aqui. Tô devendo visita aos Invicioneiros!! Vou lá hoje, prometo.

Néia, obrigada pelo carinho e pela mensagem.

Anônimo disse...

Ana, você mereceu cada prêmio conquistado, e vai conseguir muito mais. Parabéns e que você conquiste o mundo, pois o meu coração você já conquistou!!!

Antenor Thomé disse...

Ana,

Você merece!! Só vi seu texto agora porque estou de cama, mas saiba que fiquei muito feliz por você ter me citado.
O sucesso que você tem alcançado e as coisas boas que tem acontecido são fruto da sua competência e dedicação.
Parabéns, espero que tenha dado tudo certo na palestra e como você diz: Feliz Ano Novo.

Bjos

Unknown disse...

Cidão... que lindo vc dizendo que eu conquistei seu coração.

Anteninha!!!! Falar tudo com vc é pouco...AMODORO você...

Vanessa Sagossi disse...

Aninha!
Quanta coisa boa foi acontecendo nesse último ano... Só te desejo cada vez mais coisas boas porque você merece. Beijos!

Mariana Mauro disse...

Oi!
Feliz ano novo! Hehe! Parabéns! Tudo de bom... E que esse ano traga mais alegrias como todas essas que está vivendo! Sucesso!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;