quarta-feira, agosto 18, 2010

2010, sem dúvida o ano do reconhecimento dos Blogueiros Brasileiros


Esse ano de 2010 já entrou com tudo na blogosfera. E não é para menos. Em tão pouco tempo milhares de premiações e concursos relacionados a blogs começaram a surgir na web. É claro que não devemos sair nos cadastrando em tudo, alguns somos apenas indicados, outros, que tenham relevância é gostoso e legal participar. Mas porquê? Simples! É bom ter um termômetro de como nós vamos por aqui não é? E qual melhor lugar para saber disso do que um concurso cultural?

Mês que vem, setembro, o Profissão: Jornalista e eu, faremos 11 anos de vida bloguista nessa blogosfera. Esse ano, infelizmente, eu não terei como fazer uma promoção especial, dada minha atual situação empregatícia-financeira que está fatidicamente zerada. Nesse quase 11 anos de vida bloguística (se é que essa palavra existe, se não existe, acabei de inventar e pronto!) eram poucos os prêmios de reconhecimento na blogosfera. Lembro-me lá no início do antigo Prêmio iBest, acho que alguns também irão lembrar. Fora ele, nada mais surgia nesse sentido.


De lá para cá muita coisa mudou. Curso, concursos, prêmios (nacionais e internacionais) começaram a aparecer mostrando que blogar, além de prazeroso, é algo inspirador e que deve ser incentivado. Muitos dizem que blogueiro é gente que não tem o que fazer, vagabundos sem sentindo (lembrei da frase que usei em uma palestra que dei), mas nem todos são assim (claro existem, como em todas as regras, suas exceções).

A maior parte dos blogueiros brasileiros não está em uma qualificação de vida como a minha (atualmente, e novamente, desempregada), e tem trabalho fixo para manter não só sua vida pessoal como sua paixão pelo blog. Apesar de não estar empregada estou trabalhando e muito: cuidando dos blogs, atrás de trabalhos temporários, frilas, etc. Minhas 24 horas do dia parecem que nunca dão conta de todas as coisas que preciso fazer (preciso aprender a administrar meu tempo). E assim como eu, milhares de outros blogueiros por aí, além dos trabalhos frilas tem seus empregos convencionais em que tem que cumprir horário e metas e ainda arrumam tempo para escrever aos leitores (e muitos nem dão o devido valor, mas isso é outra pauta).


Esse ano, coloquei meu blogs para participar de alguns concursos e premiações, e porque não? Ao lado você poderá ver o selo de cada um deles. Novamente estou lá no Top Blog, a premiação brasileira que reconhece o valor dos blogueiros brasileiros. Pela primeira vez participo do Blog Books, que ano passado teve a honra de premiar blogueiros que admiro, como o Ale Rocha, com seu blog (e depois livro) Poltrona (ah! E que está de volta para nossa alegria!), Pergunte ao Urso, Papo de Homem e tantos outros incríveis por aí. E dessa vez eu fui tentar também. Se vou conseguir algum voto, isso serão outros 500. E de penetra ainda coloquei meu outro bloguinho, o Feminina Plural, para correr por fora nessa de 'virar livro'.

Hoje conheci outra premiação, Prêmio Peixe Grande. E o PJ resolveu embarcar nessa também. Como sempre falo, se vou ganhar ou não, sinceramente, não me importa. O que gosto é de estar no mundo da blogosfera atuante e ver novos leitores chegando ao blog, e os concursos me promovem isso.

Ano passado quando o Blogger, e eu, completamos 10 anos de vida, tive a honra de ser o único blog brasileiro (e ainda por cima com o único post concorrente escrito em português) a ganhar o Concurso Blogger 10 anos. Prêmio? Nenhum... Não fisicamente falando. O que ganhei foi muito melhor: reconhecimento, não só da Blogger/Google e também de leitores do mundo todo ao fazer parte da postagem coletiva de aniversário dos blogs oficial da maior empresa de internet do mundo, a Google. Precisava ganhar algo mais? Não, né!


Esse ano, para minha surpresa, fui indicada ao prêmio The Bobs, e humildemente falando, quase nem divulguei o fato (tirando o post que fiz aqui e uns três tweets que enviei logo no começo), e para surpresa minha o PJ ficou entre os 11 finalistas na categoria melhor blog em língua portuguesa. Ganhei? Fisicamente falando não! Mas precisava ganhar algo mais? Gente! Fiquei entre os 11 melhores blogs de língua portuguesa do mundo em 2010, o meu ano já tinha sido ganho. Ponto final!

E nessa onda de prêmios e concursos quem ganha de verdade são os blogueiros verdadeiros. Aqueles que já estão anos e anos por aqui ou que realmente levam esse prazer a sério. Mais uma vez vejo que os blogueiros curiosos e temporários (aqueles que vem só por modinha) acabam sumindo quando inscrevem seus blogs nesses concursos e percebem que não tem tanta relevância dentro da web assim. É bom isso tudo, assim sabemos que automaticamente a blogosfera é peneirada, sem precisar de ajuda de ninguém. Sabe aquela coisa de auto-destrutiva? Então... Se ferram sozinhos, sempre precisar da ajuda de ninguém.


Como falei em post anterior meu, uma coisa que aprendi sendo blogueira (e olha que sou blogueira solitária, não tenho colaboradores e mantenho três blogs sozinha a quase 11 anos), é que reconhecimento na web não é sinônimo de riqueza financeira. Se alguém entra no mundo dos blogs achando que se tornará milionário da noite para o dia, pode esquecer. Entre com a cabeça aberta que nem todo mundo irá gostar dos seus textos, que nem todos irão gostar ou concordar com você e que muito menos as empresas correrão atrás de seu blog (por mais influente que seja) para suplicar que você divulgue um produto dela.

Quer realmente vencer qualquer coisa na vida, seja na internet ou fora dela? Seja você mesmo. Quem sabe assim, nem que seja daqui a 10 anos (como eu) você será reconhecido (pelo menos virtualmente falando – porque lá fora, queridos, sou uma pessoa qualquer, como qualquer outro ser humano: choro, sinto frio, calor, rio, como, tenho dívidas e corro atrás de emprego).

Bem vindo ao mundo real blogueiros do Brasil!

Quem achar que meus blogs merecem um voto de confiança é só visitar os links a seguir:



Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;