segunda-feira, outubro 04, 2010

Google Brasil, Ambev e McDonald's estão entre as 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil


A pesquisa 2010/2011 realizada pelo Instituto GPTW (Great Place to Work) divulgado em 16 de agosto selecionou as 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. O topo é liderado pela poderosa Google Brasil, seguido da Kimberly-Clark, mas na lista dos Top100 encontramos nomes como McDonald's, Cultura Inglesa, Coca-Cola e Prezunic.

Eles levaram conta os benefícios oferecidos aos seus funcionários e pesquisas internas de satisfação contando com ambiente, chefia, carga horária e responsabilidades. E quanto mais benefícios elas oferecerem, mais satisfeitos ficam seus empregados. Mas como medir isso em produtividade são outros quinhentos. Afinal nem toda empresa que entope o funcionário de benefícios maravilhosos é boa empregadora.

Nunca trabalhei em nenhum das citadas na lista, mas conheci pessoas que já trabalharam ou trabalham em algumas, e confesso, até estranhei alguns nomes da lista. Muitos que trabalham na Ambev, por exemplo, vivem criticando a empresa sobre métodos adotados por ela, como o famoso (e inexistente perante a justiça) banco de horas.


Vejo muitas empresas pequenas darem muito mais atenção ao funcionário do que essas big milionárias em destaque. Nunca em minha vida vi alguém que trabalha no McDonald's afirmar que gosta de trabalhar por lá. Peralá! Trabalham ali por que precisam, ou alguém acha que o sonho de consumo de um universitário é ser trainee gerenciando lanchonete e fritando hamburger a vida toda?

Claro que existem exceções. Sempre existem. Algumas empresas citadas realmente tratam bem seus funcionários como um todo. Mas as empresas do mundo inteiro tem que começar a entender que um funcionário feliz no seu ambiente de trabalho vai produzir mais e melhor e sempre elevar o nome de sua empresa. Mas muitas delas estão pouco se importando para que o funcionário-peão sente, querem é saber dos lucros no fim do mês.

Desconfio muito desses listões de quem está no topo de onde...



2 comentários

Unknown disse...

Acho difícil que os funcionários do MCDonalds tenham elegido a empresa como uma das melhores para se trabalhar. Em todos as lojas do McDonalds que eu já fui até hoje os funcionários pareciam bem infelizes; e nas lojas que frequento rotineiramente percebo alta rotatividade de funcionários, sinal que as pessoas só trabalham no McDonalds até achar coisa melhor.

Unknown disse...

É Teilor... Vai se entender pesquisas... Também nunca vi ninguém sorrindo por lá...

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;