sábado, outubro 23, 2010

Quando a falta de tempo nos faz bem


Eu sei, eu sei... Estou sumida! Confesso, admito e aceito todas as broncas. Mas apesar de querer muito poder blogar diariamente, sempre falei aqui que fui adepta ao que chamam hoje de slowblogging (mesmo que inconscientemente), prezo muito mais trabalhar os textos que penso do que sair escrevo qualquer coisa por escrever e tem sido assim nos últimos 11 anos de vida blogueira. Também tenho que confessar que a falta de tempo tem me afastado um pouco dos blogs, tanto que até andei pensando em acabar com um deles. Calma! Não é sobre o Profissão: Jornalista que estou falando, mas sim de outro, mas isso é outra história.

Todo mundo reclama quando não tem nada o que fazer e quando temos muitos compromissos também reclamamos que as 24 horas do dia nunca são suficiente para resolver todas as pendências. Mas existem, porém, o meio-termo disso tudo, quando aquela falta de tempo faz bem para nossas vidas. Eu, particularmente, estou vivendo uma fase dessas.

Sem tempo para nada, correndo feito louca cheia de compromissos e sem conseguir tempo nem para respirar. Peguei alguns frilas que me prenderam completamente na época do primeiro turno das eleições (isso mesmo, eu, a 'apolítica' trabalhou em campanhas – mas trabalho é trabalho e ponto final), além dos meus já habituais. Fora que tenho ainda o compromisso de fazer a coluna do site Coolture News todos os domingos, e até ela consegui atrasar em pelo menos dois deles. Com isso os blogs ficaram de lado, afinal sempre foram minha forma de relaxar e não de me estressar.


O tempo passou, as eleições também e coisas novas apareceram na minha vida: novas pessoas, novos projetos, novos rumos. Passei a me dedicar mais ao meu mundo off-line (sem me desligar, claro, desse aqui), tentando ter uma vida social normal fora da tela, como sair com amigos, curtir um bom filme no cinema, enfim, relaxar. E nesse meio tempo, de quebra, ainda tirei a sorte grande de conseguir uma nova oportunidade de voltar ao mercado de trabalho, então já viu que o tempo que já era pouco ficou ainda menor.

E tudo me consome! O PJ, participando pela segunda vez do prêmio TopBlog, pela primeira vez ficou entre os 100 mais votados (se achar que mereço seu voto, só clicar no selo aqui do lado), e querendo ou não, minha obrigação de cuidar disso aqui se fez evidente novamente, assim como foi quando fiquei entre os 11 mais do mundo no The Bobs Awards 2010. Afinal, além do compromisso comigo em relaxar blogando, também tenho que manter o compromisso com os poucos, mais fiéis, leitores que conquistei ao longo desses 11 anos por aqui, não é?

O Feminina Plural, meu outro blog, começou a ter mais visibilidade e se juntou ao blog Poderosas Gordinhas e sua campanha Por Tamanhos Maiores em um novo galho da mesma, criando uma nova fase da campanha, Por Tamanhos Maiores em Lingerie Também. E o sucesso que começou com minha antiga e querida amiga dos tempos de Yahoo Chat, Alcione e tem tomado nosso tempo de forma maravilhosamente gratificante. E assim fui escrevendo por lá e acabei deixando o PJ meio que de lado. Mas quem ficou mais prejudicado foi o meu blog TeleVisão, que por eu ter a necessidade do 'tempo' para assistir os seriados e filmes para comenta-los, os posts estão ficando no esquecimento da minha timeline bloguística (se essa palavra não existe, acabei de inventar haha).


E é esse quem tem sofrido mais com a minha falta de tempo. E justamente um assunto sobre qual amo tanto falar está à beira do fim por conta da falta de tempo para parar e assistir as séries. Ainda não tomei a decisão definitiva se vou acabar ou não com o TeleVisão. Como tenho até o dia 30 para renovar meus domínios, até lá irei decidir o que fazer com ele.

E para completar meus surtos de falta de tempo positivamente produtivos ainda estou preparando mudanças drásticas em toda minha forma de blogar. Só para terem uma ideia quase cogitei migrar do Blogger para o WordPress. Mas não se preocupem, ideia essa já deixada de lado! Mas isso não quer dizer que as novidades dos 11 anos de aniversário do blog irão ficar esquecidas. Ele virá até o fim do ano de cara nova (pelo menos espero que tenha tudo pronto até o fim do ano), profissional mesmo, do jeitinho que eu quero. Com meu jeito, minha cara, minha marca registrada. Um novo começo na blogosfera depois de uma década no ar, eu e meus blogs merecemos.

Como esse ano não tive condições financeiras de bancar um sorteio para meus leitores e não tenho ninguém que quisesse patrocinar produtos para que eu desse de brinde (e acredite, fiquei mais frustrada que vocês por não ter tido presentes em 2010), tive que me ajeitar de outra forma para comemorar os 11 anos no ar. A forma que encontrei foi de mudar radicalmente algumas coisas na forma de blogar, que vocês só saberão quando tudo estiver pronto. É surpresa!


Nesse vai e vem de confusão e falta de tempo, confesso que pela primeira vez, não ter tempo para blogar até que tem me feito bem. Conheci pessoas maravilhosas com quem tenho dividido meu tempo fora da internet, tenho passeado e olhado o mundo com olhos diferentes, trabalhando em algo que realmente amo fazer e mesmo que isso tome todas as 24 horas do meu dia e meus sete dias da semana e me tire o tempo de blogar semanalmente, ainda sim estarei feliz. Tudo porque simplesmente essa 'falta de tempo' está me fazendo bem...


2 comentários

Unknown disse...

Olá Ana

Entendo que deve ser dificil dar conta de tanta coisa, tenho vivido este dilema também, infelizmente terei que reduzir mais meu ritmo porque minha vida mudará completamente em breve e o tempo deve ser aproveitado de modo mais eficiente.

Muitas pessoas criam vários blogs para ganhar mais dinheiro com adsense, mas se você não se importa com isso acho que o conteúdo de outros blogs pode perfeitamente ser agregado a este: Profissão: jornalista ou através de subdomínios ou através de colunas.

Acho que você tem que fazer o que seu coração manda, mas também o que você tem condições de assumir, não adianta querermos abraçar o mundo se não temos todo o tempo do mundo pra isso.

Também estou passando por esta fase de tomar decisões blogueiras importantes pra não desandar de vez. Que em breve irei divulgar no meu blog.

Aguardo as novidades do seu!

Um Abraço

@anakint

Anônimo disse...

Uns dias atrás perguntei ao Hordones e a Nospheratt sobre a questão de, quanto mais estável financeiramente a vida de um blogueiro for, melhor poderá ser seu blog.

Lógico que existem outros fatores como o dom para escrever, etc. mas é fato que com menos preocupações com trabalho, estudo... o blogueiro terá maior oportunidade deter um bom blog.

Ah se eu tivesse tempo para blogar...

Ótimo post Ana, uma boa dica(sei que você sabe disso) é convidar autores para o seu blog. MAs aí já são outros 500.

@Robhym

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;