sexta-feira, outubro 08, 2010

Realmente viramos o purgatório da beleza e do caos


Nos últimos dias a cidade do Rio de Janeiro está levando ao pé da letra a música gravada por Fernanda Abreu se tornando literalmente a cidade que é o purgatório da beleza e do caos total. Em apenas 11 dias já tivemos 10 'arrastões' com duas mortes confirmadas (pelo menos até a última vez que conferi o telejornal – já deve ter aumentado), sendo uma dela de um menino de apenas 12 anos.

Hoje fui ao centro da cidade resolver pendências e o caos generalizado encontra-se em todo o caminho da minha rota da zona oeste até a zona central da cidade. A Av. Brasil com um asfaltamento cada dia pior (principalmente na altura de Deodoro – já que dizem que ali não podem ser realizadas obras já que é 'área militar'), e com isso o trânsito é constante em qualquer hora do dia, transformando a vida de qualquer pessoa em um estresse total.

E por falar em obras o transtorno causado por elas já começa na própria Av. Brasil, onde na altura de Manguinhos, perto da Fundação Oswaldo Cruz, estão fazendo reformas não sei de quê (porque em ano de eleição o que eles mais gostam é de reformar) que piora cada vez mais o congestionamento existente ali por conta do estreitamento da pista na saída da linha amarela e o ponto de ônibus em frente à Fundação logo depois da descida (uma coisa que até hoje não entendo porque não 'acertaram' aquilo ali se gostam tanto de obras e 'facilitar' a vida do cidadão). E continua ao longo de boa parte da Brasil.


Quando chegamos na altura do Caju vira um caos total. As obras de para expansão do metrô e construção da 'nova estação' em frente à Prefeitura leva o congestionamento até próximo da rodoviária mesmo fora do horário do rush. E vamos andando pela Av. Presidente Vargas e mais obras pelo caminho. Como gostam de obras em ano eleitoral hem! Construção de novo prédio perto do Sambódromo, reforma do Detran perto da Uruguaiana e tudo simplesmente parado. Ninguém consegui ir para lugar algum.

E para completar a greve dos bancos ainda levou mais confusão para cidade. A Av. Rio Branco está com tanto guarda-municipal que até assusta. Porque eles não ficam por ali no dia a dia? Não... Só quando acham que as pessoas vão causar 'caos'. Mas sempre esquecendo que o caos já está instalado na cidade.

A zona sul está sendo atormentada por arrastões constante. Na Av. Brasil tiro comendo solto nas 'comunidades'. Criança sendo morta na troca-troca de tiros de bandidos e policiais. E, nós, cidadãos 'responsáveis' achamos que está tudo bem. Tão bem que deixamos tudo igual. Ano de eleição é assim: maquiam a cidade cheia de obras inacabadas (porque nunca terminam o que começam em ano eleitoral enchendo a cidade de 'elefantes brancos') e aí aparecem na televisão dizendo que a violência é por conta das 'eleições'.

É duro ser carioca e morar no Rio e ver a cidade onde nasci ficando podre cada dia mais. A cidade que leva o título de 'cidade mais feliz' do mundo deveria passá-lo para outra, e receber o título de 'cidade mais hipócrita do mundo', porque alguém dizer que é 'feliz' num lugar onde maquiam a violência e os problemas com obrinhas eleitoreiras para depois todo mundo esquecer no carnaval os problemas que passaram e começar novos problemas quando a 'festa' passar é fácil.


Queria ver se todos esses 'políticos' que dizem amar o país e as cidades se candidatariam aos respectivos cargos 'públicos' por verdadeiro amor à pátria: gratuitamente! Querem é levar os salários milionários, troca de interesses e tudo mais. Enquanto aumentar o salário mínimo do trabalhador é dito 'como impossível', pois fará um 'rombo' no orçamento. Corte o salários desses deputados, vereadores e senadores que dá e sobra para aumentar o mínimo e dos aposentados.

A zonal sul vive em guerra, a zona norte se deteriorando, a zona oeste esquecida e a baixada nem lembrada. Tá difícil viver na cidade onde todos acham que devemos sorrir só porque temos as praias consideradas mais belas enquanto mães choram pela perda dos filhos por conta do caos que nós mesmos criamos. Não adianta pôr culpa em políticos, polícia e bandidos, nós os cariocas, deixamos nosso Rio de Janeiro ficar assim, cometendo os mesmos erros ano após ano. Quando iremos acordar e ver que não somos mais a cidade 'mais feliz do mundo' faz tempo?

Imagens: O Globo e Portal Terra.



1 Comentário

Anna disse...

Há um histórico de violência no Rio, mas isso não é novo,vem crescendo a cada ano. Nada muda. Perdemos as vezes a liberdade de ir e vir, o Rio precisa de uma mudança drástica, falar é fácil.
Ótimo texto.

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;