sábado, janeiro 01, 2011

Agora sim... Feliz Nova Década!


Tá o novo ano começou e estou eu aqui desejando feliz nova década. E aí vão me falar que isso foi comemorado no ano passado. Ok, tudo bem! Comemorado erroneamente. Mas porquê comemoraram errado se década significa o espaço de dez dias ou de dez anos. As pessoas tem a mania de classificar os numerais a partir do zero, mas esquecemos que não tivemos o ano zero, começamos no ano um, portanto a nova década se inicia sempre no ano terminado com o numeral um. Portanto, a nova década, começa agora, em 2011.

Uma curiosidade é que a palavra década é ambígua, por ter um significado duplo, servindo tanto para dias quanto para anos. A palavra correta a se usar é o decênio, mas poucas pessoas sabem que essa palavra existe. É, apesar de estarmos no século 21 e entrando na nova década "10" (pois temos que levar em conta o 2000 antes dela), ainda temos um 'pequeno' problema educacional no mundo onde poucos mal sabem o significado de palavras simples, que dirá da decênio.

Mas tudo isso não vem ao caso. O negócio é que, alguns comemorando uma nova década ou não, estamos entrando em um novo ano. Ok, ok, nada mais é que o dia seguinte (também concordo). Mas ter o peso de inciar uma nova série de 10 já quer dizer alguma coisa não é? Hoje então, o dia está especial, afinal é dia 1 do mês 1 do ano 11, do segundo milênio, ou seja, para os supersticiosos de plantão, o numeral 1 significa começo, início, então, época para revermos, sim, todas as coisas.

Ano 1, década 10. Muitos inícios a serem digeridos por todos nós. Tempo de mudanças internas, e externas. Hora de apostarmos em nós mesmos e acreditarmos que somos capazes de modificar nossa própria vida. E ao modificarmos nós mesmos, podemos, enfim, ajudar os outros.


Nesse novo ano e no início dessa nova década (ou decênio, como preferir) só quero (porque não quero mais ficar só nos 'desejos') que as mudanças ocorram no tempo que for necessário. Se derem erradas minhas decisões, que sirvam para que eu possa me apoiar e construir algo melhor para frente. Se derem certo, que eu tenha discernimento para não deixar aflorar meu alter ego e deixar a vaidade e o egoísmo tomar conta de mim.

Enfim, que eu possa aprender tanto com os erros quanto com os acertos e que eles sirvam de base para o futuro, não só meu, mas de toda próxima geração. Afinal, mesmo que achemos que tudo o que fazemos agora não implicará em mudanças futuras, ledo engano, tudo o que fazemos hoje refletirá no futuro de todos os habitantes no planeta, queiramos ou não. Então: uma feliz nova década, decênio, ano... E que venham mais 10 anos pela frente, pois o mundo não se acabará em 2012, porque ele só acaba para aqueles que já foram. Viva o hoje consciente para ter um amanhã produtivo e promissor.


3 comentários

Cristina disse...

Cheia de animo, energia e esperança hein!! isso ae vamos lá ao decênio, já demos o 1º passo, vi um post de @Berto_Romero q achei interessante: http://yfrog.com/h2000tekj
;D
Bjos amiga e Feliz Ano Novo!

Unknown disse...

oi, eu tenho um blog também..tenho 14 anos, e quero ser jornalista.
achei muito bom seu blog, e irei acompanhar.
seria um prazer manter contato.
se quiser olhar meu blog, ficarei grata.
atenciosamnete,
Julia trombini

Unknown disse...

Tina, querida, um ótimo ano pra vc. Adorei a mensagem do Berto, muito interessante.

Julia, seja bem vinda. Fique a vontade para vasculhar tudo. E boa sorte nas suas futuras decisões. Só não pense que a profissão é fácil, pq não é mole não. Trabalhamos muito e ganhamos pouco rsss... Beijocas e bom ano novo.

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;