segunda-feira, maio 02, 2011

O antiquado "Novo Telecurso" - #TodosPelaEducação

Aula da Língua Portuguesa exibida até hoje.
Atente-se para o microfone a la anos 80

Uma das coisas que mais gosto de assistir na TV aberta, acreditem, é o velho Telecurso. Isso já tem anos e anos de acompanhamento. Quando o mundo se preparava para o boom do novo milênio e a chegada do novo ano zero a Fundação Roberto Marinho renomeou o programa para 'Telecurso 2000', mas deixou o mesmo conteúdo televisivo indo ao ar. O tempo se passou e agora ele se chama 'Novo Telecurso', mas por incrível que pareça pouca coisa é 'nova' nessa trama educacional dinâmica.

Alguns novos cursos foram lançados, como o Introdução Musical (o que me agradou muito saber que estão dando espaço para a música na educação brasileira), porém o resto continua praticamente a mesma coisa. Os velhos filmes dos anos 80 ainda circulam pela telinha sem vergonha de mostrar o quão velho sãos. E isso, confesso, me assusta.

Tudo bem que muitas das matérias são clássicas e não existe muita informação nova para se repor, como Inglês, por exemplo. Mas outras não seguiram o ritmo das mudanças mundiais, como Língua Portuguesa, História, Geografia e Ciências. A única que vi alguma modificação foram nas aulas de Matemática, que na época do 'Telecurso 2000' (isso lá pelos anos de 2001/2002) ainda passavam aulas se referindo à nossa moeda oficial como cruzado ou cruzeiro.

Já tivemos a reforma ortográfica, novos países foram criados, mudanças naturais ocorreram no planeta, grandes marcos históricos aconteceram e parece que os responsáveis pelo conteúdo do Telecurso acha que ainda vivemos nos anos 80. A Ciência se modifica diariamente e as aulas não são modificadas na mesma velocidade. Ou seja, um curso que é para ajudar a alfabetizar e educar jovens e adultos que não tem como irem às escolhas da vida, estão aprendendo com conteúdo desgastado e desatualizado.

Aulas de História ainda exibidas.
Repare no estilo da roupa dos atores...
Mais anos 80 impossível...

Adoro os programas e a chegada do 'Telecurso Tec' (com técnicas especiais do mundo empresarial voltada para o ensino médio) em 2007, deu um plus no aprendizado. Juro que pensei que iria reformular toda linha dos Telecursos, porém isso não ocorreu. Isso me leva a crer que por mais boa intenção que a Fundação Roberto Marinho tenha em fazer esses cursos, não estão nem aí em atualizarem o conteúdo televisivo que ajuda, e muito, os alunos que se formam pelo projeto.

Está mais que na hora de revitalizarem as gravações das matérias exibidas. Dar oportunidade para novos jovens atores participarem de um projeto de tantos anos e ajudar ainda mais pessoas a se educarem pelo Brasil a fora.

O Telecurso foi ao ar pela primeira vez em 1978 com a exibição do Telecurso 2º Grau, hoje chamado de Ensino Médio. Em 1981 foi a vez de entrar no ar o Telecurso 1º Grau, hoje o Ensino Fundamental, dar o ar da graça. Até então era um projeto exclusivo da Fundação Roberto Marinho em parceria com a Fundação Padre Anchieta (mantenedora da TV Cultura). Em 1995 se aproximando da chegada da virada do milênio, a Fundação da Rede Globo se uniu a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e lançaram o Telecurso 2000. Esse formato era voltado para a profissionalização de jovens aprendizes e reciclagem de profissionais.

O estilo de curso profissionalizante do Telecurso 2000 ficou no ar até 2008, mas foi passando por desgaste natural das novas tecnologias não só nas matérias técnicas, como nas básicas, como Geografia e História que deixaram de ir ao ar na íntegra. Com isso a Fundação Roberto Marinho resolveu dar mais uma mudada transformando os cursos no 'Novo Telecurso', incluindo na pauta matérias como Teatro, Música, Filosofia, Sociologia e Artes Plásticas.

Uma das brincadeiras exibidas no excenlente 'Telecurso Tec'.
Sátira com os velhos comerciais da Bombril

Em 2010, um novo parceiro entrou no ar. Foi a vez do SENAI dar o ar da graça na telinha e incluir no cardápio aula de Mecânica. Porém, continuaram a utilizar as imagens já gravadas dos cursos técnicos pelo velho Telecurso 2000, ou seja, sem novas atualizações das tecnologias.

Os programas são exibidos de segunda a sexta a partir das 5h30m pela Rede Globo e ainda tem reprises em horários diferenciados pelos canais TV Cultura e Canal Futura. Os alunos ainda contam com suporte através dos sites oficiais do curso (Novo Telecurso e Telecurso Tec) e material didático para exercitarem tudo o que é mostrado nas teleaulas. Eles podem acompanhar as transmissões de casa e ou em telessalas dos espaços com dos parceiros. Ainda existem fábricas e empresas que disponibilizam locais para que os trabalhadores possam fazer a reciclagem com auxílio direto de professores.

Amo os programas. Adoro a ideia. Tenho certeza de que nunca deve sair do ar, mas que é preciso ter a preocupação e o cuidado de sempre estarem refazendo as gravações para acompanhar a evolução dos acontecimentos, isso tem que ser feito sim. Do que adianta ensinar Matemática para o pessoal se as aulas ainda falam em cruzeiro e nossa moeda é o Real? Para que aprender Língua Portuguesa com teleaulas estilo anos 80 se já tivemos várias mudanças em nossa língua nas décadas seguidas? Tá na hora de uma reciclagem geral nisso aí Fundação Roberto Marinho...


Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;