domingo, outubro 30, 2011

As novelas hoje são mais para ‘eles’ do que para ‘elas'?



De uns tempos para cá comecei a notar que os homens estão perdendo a vergonha e assumindo publicamente que são noveleiros de carteirinha. Antes, assistir novela que era tido como coisa exclusivamente feminina, ter um homem assumindo que curtia esse tipo de programação era motivo para ser caçoado pelos amigos e colegas de trabalho. Mas esse cenário mudou e continua mudando.

Esse assunto me chamou atenção por uma situação que ocorreu na minha família. Minha mãe comentou que um tio meu saiu de uma festa mais cedo porque não podia perder o penúltimo capítulo de uma novela. Lembrei que desde sempre ele foi assim, aficionado por telenovelas, mas que de uns anos para cá isso se tornou cada vez mais evidente e ele não fez mais questão de esconder.

Nesse vai e vem de conversas entre amigos notei que vários outros, principalmente os mais novos, não fazem mais questão de esconder que são ‘noveleiros’. E em contrapartida, cada dia mais percebo que entre minhas amigas, essa nova geração de mulheres, cada dia mais ficam longe desse tipo de programação. E os motivos variam de acordo com a situação. Porém um ponto me chamou a atenção nesse cenário: a modernidade e troca de papéis.


Você deve estar pensando: mas que troca de papéis? Bem, com a revolução feminina nos anos 60 e toda a mudança pelo direito de igualdade entre os sexos levantados em bandeiras pelas feministas, cada dia mais as mulheres se focam mais em suas carreiras do que na vida profissional. Quando o fazem, tem que dividir a atenção entre o ritmo elétrico dos compromissos profissionais e familiares. Ou seja, a mulher moderna não deixou de gostar de assistir novela, ela só não tem mais tempo livre para isso.

Nesse ensejo os homens ganharam vantagem. Com o ritmo desacelerado da vida deles e sem as obrigações domésticas a cumprir quando chegam do trabalho, o ‘sentar na frente da TV’ se tornou algo normal e comum. Antes, eles só assumiam ficar ali para assistir os telejornais e jogos de futebol, começaram a parar de ter vergonha de dizer que as histórias novelescas também os atraem. 

Os homens perderam o medo de falar ‘eu gosto de novela sim’. Ao contrário do que a mulherada fazia antigamente, eles assumem que gostam, torcem, acompanham, discutem e, acredite, até choram. E não importa se a novela é de época ou contemporânea, a empolgação é a mesma. Vejo amigos meus hoje pelas redes sociais narrando cada cena das novelas melhor do que muitas mulheres faziam antigamente.

Nesses últimos dias foram ao ar os últimos capítulos do remake ‘O Astro’, novela original de 1977, e o bordão que fez milhares de mulheres ficarem histéricas e fazerem aposta em rodinhas de amigas sobre ‘quem matou Salomão Hayala’, dessa vez voltou com força total nos papos e rodinhas de amigos pelas ruas e pela web. 


No penúltimo capítulo da novela eu passei por um bar perto de casa e vi cinco amigos tomando cerveja e fazendo apostas e analisando cada movimento dos supostos suspeitos do crime na novela global. No dia do último capítulo um dos mais fervorosos fãs da novela na web era Jonny Ken, o pai do Migre.me, que narrava tanto no twitter quanto no facebook detalhes de cada personagem, possíveis complôs e suspeitas de quem seria o assassino dessa versão. Eu que não curto (e nunca curti) novelas fiquei empolgada lendo seus comentários, me senti em uma final de Copa do Mundo com um narrador  ao fundo.

Outro exemplo desse boom masculino na rede é Rene de Paula, da Locaweb, que durante a retransmissão da novela global ‘Vale Tudo’ pelo canal pago Viva, narrava cenas, situações e torcia como se fosse a primeira vez que a novela fosse transmitida. A emoção dele era tanta ao narrar cada pedacinho da novela que vi muita gente confessando que passou a seguir o Rene para acompanhar suas ‘transmissões novelísticas’ da madrugada via facebook e twitter. 

Parando para analisar toda a história das novelas no Brasil, os homens sempre gostaram desse tipo de programa, só que antigamente confessar que era fã era sinal de fraqueza e estaria colocando sua ‘masculinidade’ à prova. Hoje, não temos mais isso, visto que as mulheres não conseguem mais tempo para acompanhar uma novela inteira. Nada mais justo então que colocar o maridão (namorado, cacho, rolo, amante) para acompanhar por ela e resumir os melhores momentos enquanto você chega em casa de um dia cansativo de trabalho e ainda terá que lidar com a segunda jornada, a doméstica, de afazeres.

*Fotos: Google Imagens - diversos locais


2 comentários

Tiozão das Batidas disse...

Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil. O post será publicado dia 31/10 às 18h .


Abraços cordiais.

Eu LU na LUZ disse...

Ótima observação... De fato os homens da atualidade são muito mais livres, desprovidos de preconceitos, têm postura mais leve, enfim, são mais "desencanados"... Meu marido assiste telenovela comigo e adoro esse momento família! Abç

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;