quinta-feira, outubro 06, 2011

O prazer de conhecer uma grande mulher: Drª Aldenoura Sá Porto



Minha viagem a São Paulo me trouxe muita coisa boa (e algumas ruins), mas o melhor de tudo que me aconteceu nesse pequeno espaço de tempo foi ter cruzado meu caminho com uma mulher extraordinária. Conheci uma pessoa digna de elogios a cada segundo. Uma mulher forte, diferente, guerreira e muito divertida: Drª Aldenoura Sá Porto.

Ela, que completou 91 anos no último dia 02 de outubro, é um exemplo de ser humano como poucos existentes no mundo. Presidente fundadora da Associação das Mulheres Unidas pelo Brasil (AMUB), levou sua vida dedicada à advocacia criminal e na ajuda a todas as mulheres brasileiras. Uma autora de grandes literaturas onde a mulher sempre foi o foco principal, me encantou com sua simplicidade e sinceridade.

Mulher de pensamento livre, como ela mesma se classificou, conheceu pessoas ao longo desses 91 anos que deixaria todos nós, os mais novos, boquiabertos. Visitou diversos países e diversas épocas. Presenciou guerras, lutas, disputas de poder. Viu presidentes e reis subirem e descerem de seus pedestais. Acompanhou e lutou pela revolução feminina demonstrando uma força sem igual.

Seu último livro (o qual estou devorando e em breve farei uma resenha crítica sobre ele) tem um título que assusta algumas pessoas, 'Deus é Mulher'. Com o pensamento liberto, classificiada como feminista (e algumas vezes até como comunista), Aldenoura mostra em cada página que venho devorando uma experiência de vida sem igual. 

Estar ao lado dessa mulher não é ter portas abertas para um futuro rico e promissor, mas sim ter a mente aberta ao conhecimento verdadeiro. Aqueles que se aproximam de uma pessoa assim para obter qualquer lucro pessoal mal sabem que estão perdendo a oportunidade de absorver dela a melhor coisa que ela poderia ensinar: conhecimento de vida. Nenhuma escola ou universidade pode te ensinar em anos o que uma conversa de duas horas com ela poderia.


O sorriso jovial, a desenvoltura em comandar sem gritar, o jeito simplório de cuidar de cada pessoa que se aproxima são qualidades natas dessa mulher. Dedicada à causa feminina e aos seus, Drª Aldenoura traz consigo uma enciclopédia de vida que poucos homens tiveram, que dirá uma mulher. 

Senti-me honrada de ter cruzado o caminho dessa criatura livre, forte e simples. Senti-me feliz em saber que ainda existem seres humanos dignos de serem admirados e seguidos como exemplo. Senti-me orgulhosa de poder, no futuro, contar aos meus netos que conheci pessoalmente uma das brasileiras mais inteligentes que já cruzou minha vida. Enfim, sinto-me uma pessoa presenteada, agraciada por ter tido a chance de ouvir suas palavras e histórias e de poder assimilar cada uma delas como exemplo de vida e tornar a minha vida bem melhor.


2 comentários

Monica Ferrari disse...

Tenho o imenso prazer de trabalhar ao lado da Dra. Aldenoura de Sá Porto e aprender com ela não só com a vivência do dia a dia mas também com suas conversas e ensinamentos que transbordam extrema sabedoria. Aldenoura é um exemplo que tenho a honra de seguir, uma mulher forte que lutou sua vida toda pela causa femina e pelos direitos da mulher. Agradeço a oportunidade de te-la conhecido e sei que ainda vou aprender mais e mais com essa personalidade de infindável conhecimento.
Suas obras, seus discursos, sua bondade, me fazem entender que a vida é muito maior e que todos temos como dever lutar pelo próximo, lutar pelo ser, assim como Aldenoura fez ao longo de toda sua vida.

Unknown disse...

Meu nome é claudemir lopes de souza, trabalhei para a doutora aldenora, em 1978, como auxiliar de escritório, durante aproximadamente um ano e meio,tinha 17 anos, depois fui viver a vida em fortaleza-ceará, terra da raquel de queiros, com a qual vejo varias semelhanças, mulheres fortes e determinadas. desde entao sempre me perguntava o que teria se sucedido com a querida Dra, pois nao tinha mais noticias, e foi com imenso prazer, saudades e admiração que a encontrei novamente nesse blog,nunca esqueci a data do seu aniversário 02 de outubro, perto do meu que é dia 05 (numa dessas datas, me deu um presente)também nunca esquecerei a liçao de vida que essa mulher de genio forte, porém generosa ao extremo, do seu cuidado com as letras(li alguns livros seus, que se encotrava na prateleiras do seu escritório)e tambem nunca esqueci a grande mulher de lutas pelas minorias, o país deve muito a essa mulher. fico muito feliz por ter reencontrado uma pessoa, que influenciou tanto minha vida, parabens doutora aldenora por existir, muito grato por tudo.abraços carinhosos.

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;