segunda-feira, novembro 21, 2011

A Evolução dos Nerds

Post publicado originalmente no antigo blog do Monthiel (in memoriam), que hoje já não está mais no ar. Essa repostagem é uma lembrança e homenagem ao meu grande e querido amigo. Artigo original publicado em 17 de março de 2009, disponível hoje somente em cache. O texto foi revisado, corrigido e readaptado.

Geek é uma expressão idiomática da língua inglesa. Uma "gíria" que define pessoas peculiares ou excêntricas. Na maioria das vezes obcecadas com tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, etc.

A definição de geek mudou consideravelmente ao longo dos anos, e já não há um significado definitivo. Já nerd, dweeb e dork têm significados semelhantes, mas muitos optam por identificar diferentes conotações entre estes termos, embora as diferenças sejam controversas.

Seu primeiro registro de uso foi em 1876, como sinônimo de fool (bobo) e posteriormente passou a designar artistas ambulantes que ganhavam a vida exibindo-se nas ruas. Com performances completamente bizarras que incluíam arrancar a cabeça de uma galinha viva com os dentes ou comer insetos (bugs em inglês). Por analogia, com o tempo tal terminologia foi designada para os computer geeks, pois eles são aqueles que ganham a vida "comendo" bugs de computador

Convite de casamento irreverente!

Somente nos anos 90 que o Jargon File (dicionário hacker da MIT-AL) e a primeira geração de pioneiros da internet, definiram geek como "uma pessoa que escolheu a concentração no lugar da conformidade; alguém que busca objetivo (em particular, técnicos) e imaginação, não a adequação social padronizada. Geeks em geral sofrem de neofilia (atração por tudo àquilo que é novidade) e são adeptos de computadores".

Hoje aqueles que um dia foram chamados de nerds seguem suas vidas como geeks e preferem se definir como pessoas autodidatas ou que seja muito apaixonada pelo que faz e entende bem do assunto.

Podemos dizer então que os Geeks são os novos nerds só que bem mais descolados? A maioria possui uma inteligência e capacidade mental acima da média. Todos são tímidos ao extremo, mas em seu grupo social acabam se soltando e isso foi facilitado com anos através da internet.

Com o passar do tempo eles estão saindo do casulo e alcançando status de celebridades. Os gênios da computação a cada dia mais se preocupam com o marketing pessoal e em divulgar a cultura geek, por isso eles estão sendo bem mais recebidos, por todos em geral, com mais paciência e tato.

Vemos a todo o momento na mídia algum famoso distraído assumindo sem querer o seu "lado nerd de ser". O mais famoso de todos é sem duvida Bill Gates, em seu mundo milionário da Microsoft.

Programa Beauty And Geek

Mas também os encontramos em outros cantos. A lista internacional fica com: Samuel Jackson, Jerry Seinfeld, Guilhermo Del Toro, Rosario Dawson, Jodie Foster, Nicolas Cage, Kevin Smith, Anne Hathaway, Steven Spielberg, Steve Wozniak, Steve Jobs, entre outros. Pelo lado brazuca temos: o empresário Ângelo Marsola, Otavio Mesquita, Hans Donner, Supla, Roger (do Ultraje a Rigor), Santos Dummont, Rodrigo Scarpa, Guilherme Briggs e muitos outros.

Hoje até TV abre o espaço para os geeks anônimos. Nos EUA existe um reality show (Beauty and the Geek) onde sete nerds e sete "gostosas" (na maioria das vezes burras ao extremo) ficam em uma mansão para competir por 250 mil dólares. O objetivo do programa é promover o crescimento pessoal para ambos os lados, social, intelectual e emocionalmente.

Os geeks participam de provas onde tentam provar que são capazes de ficar por dentro de moda, atualidades, música pop, etc. E as beldades precisam exercitar o lado intelectual com atividades que envolvem computação, tecnologia espacial, geografia, aritmética, entre mais coisas que elas nunca ouviram falar.

A última temporada transmitida pelo canal Multishow no Brasil veio com uma grande novidade. Além dos geeks e das beauties tradicionais do programa chegou um casal surpresa para deixar toda mansão em pânico: UM gostosão e UMA nerd! Divertidíssimo. Vale a pena conferir!


No fundo, no fundo, todos somos geek, nerds, etc. Confesso: também sou! Com orgulho de ser. E quem não é? Já parou para pensar nas coisas que você faz e gosta? Faça um teste com você mesmo e descubra o quão nerd você é.



1 Comentário

Tiozão das Batidas disse...

Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil. O post será publicado dia 22/11 às 15h .


Abraços cordiais.

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;