quarta-feira, abril 08, 2009

Seguir ou não seguir... Eis a questão!

Ultimamente os textos mais lidos na web são sobre as novas ferramentas de seguidores em massa do Twitter. Foi um tal de eu concordo e eu discordo para todo lado, sem nenhum meio termo para o assunto.

Ao ler uma matéria publicada no IDG Now sobre a polêmica do assunto, e ler o comentário da Rosana Hermann (@rosana), em uma coisa eu tenho que concordar: usamos uma rede social para nos socializar e isso é fim de questão. Não sou contra quem segue todo mundo e/ou é seguido da mesma forma. Mas ao meu ver sempre estive mais preocupada com qualidade do que com a quantidade no mundo virtual.

Desde de épocas remotas na antiga AOL Brasil, eu sempre preferi ter poucos que eu pudesse controlar em minha listagem de amigos, do que muitos que me fizessem perder o rumo. E isso, levei para o MSN, Orkut, e agora no Twitter.

Hoje sigo pouco mais de 100 pessoas, e vira e mexe faço limpa em minha listagem. E sou seguida por outra centena delas. Para muitos da rede Twitter isso é quase nada, mas para mim, uma simples mortal já é coisa de me deixar em ponto de loucura virtual. Mas consigo acompanhar os pouco que tenho em minha lista que dirá se eu tivesse mil, ou 10 mil... Surtei só de pensar!

Quando entrei no Twitter, que foi através da indicação da minha ex-chefe lá da Múltipla Comunicação, fui pela curiosidade. Pensei, que diabos é isso aqui? Entrei de curiosa, fui fuxicando aqui e ali e até ficar uma semana sem me conectar ao site. Logo na semana seguinte alguns conhecidos meus do Orkut e da minha rede pessoal de amigos tinham me adicionado em sua listagem de seguidores, fiz a recíproca. Dali para frente foi um tal de verificar o que afinal era esse tal de Twitter.

Pesquisei na rede para saber do que realmente se tratava e me interessei. No começo fiquei só pela web, depois descobri ferramentas para facilitar minhas tuitadas. Para começar a me inteirar fui procurando por pessoas ligadas à minha área de atuação: Comunicação, Jornalismo, Publicidade, Rádio, Cinema, etc. Depois procurei por blogueiros que eu já acompanhava há alguns anos, como o @interney, @nababu, @clarinhagomes, @inagaki e o @crisdias. A primeira pessoa que segui foi a minha amiga de longa data das salinhas do Yahoo e posteriormente do Orkut, a Natacha (@szmidke), ela foi minha "introdutora" no mundo da Twittosfera. E lá fui tuitar nas nuvens da internet...

Eu raciocino pela seguinte ótica: mal dou conta dos meus 300 orkutianos e da minha pequena centena no Twitter, que dirá de 10, 20 mil seguidores... Não recrimino que o faz. Alguns fazem e não dão conta, isso é certo, querem mais é subir no ranking de quem é o mais-mais da Twittosfera, mas outros, são educados e pacientes, principalmente com os novos seguidores, como a @rosana, @inagaki e o @interney, que sempre "papearam" comigo de igual para igual. Outros famosos, e semi-famosos, ficam ali mais é para aparecer mesmo. Isto é fato! Mas não estou nem aí. Sigo enquanto quero, quando não tiver mais assunto interessante é só dar um unfollow neles e pronto.

Seguir alguém por seguir nas redes sociais, seja em qual delas for (Orkut, Facebook, MSN, Twitter, etc) não é bom negócio para ninguém. Nesse ponto concordo com o polêmico post do @crisdias em seu blog: vira um ruído infernal. É como se eu estivesse em pleno Maracanã na arquibancada num jogo de FlaFlu querendo conversar com um amigo que está a 100m de mim aos berros. Será que alguém está se comunicando de verdade? Acho que não.

Quando sigo alguém, o faço porque acho que terá assunto relevante a ser discutido. Engraçado para ter risadas merecidas ou simplesmente uma pessoa interessante de se conhecer fora da rede. Do contrário de que adiantaria eu seguir milhões deles se não tenho nada em comum com os ditos cujos?

Quando alguém decide me seguir (passei dos 100 e até me assustei com isso =O), acho que é porque quer trocar algo de útil comigo, do contrário não faria. Quando vejo que é algum spammers faço questão de bloqueá-los, uma ferramenta muito útil hoje em dia por lá. Bloqueio sem piedade perfis tipo: 1NH5, DDN5, H24HY e seu simliares. Dou chance aos recém-chegados, assim como quando entrei a @julianasardinha, @monthiel, @jenny_taylor, @ DenilsodeLima e @monicaalvarenga deram para mim quando cheguei. Mas deixo passar pelo menos umas três semanas e se não tiver assunto produtivo ou interessante dou um unfollow neles...

Não tenho iPhone, não tenho outros meios de conexão para o Twitter fora do pc. Detestei o tal do TweetDeck, mas viciei-me no Twhirl... Sou uma mera estagiária em busca de novos amigos com assuntos interessantes, que se forem interessante o suficiente valha a pena levar para fora do pc e nada mais que isso. Se eu, uma simples usuária comum, quisesse ser um top em ranking, como o Danilo Salles, criador do tal script, falou que era essa a sua intenção em criar o código, para que então eu usaria redes sociais para isso? Melhor entrar no BBB e ser eliminada na primeira semana, pelo menos teria meus 15 minutos de fama...



Como disse a @rosana para o IDG Now: para quê ter uma rede social se o principal foco não for se socializar?

Quem gostou, gostou. Quem não gostou: danem-se! #prontofalei


[Obs¹: todas as imagens inseridas neste post, inclusive as charges foram retiradas da internet pelo método de busca do Google. Não sei quem são seus autores. Caso alguém reconheça o seu trabalho, favor comunicar. Obrigada!]

[Obs² Retificação de postagem: A charge de cor rosa neste post sobre o Twitter caindo foi criada por Leandro Caracciolo - dessculpe qualquer incômodo causado]

Update 14/01/2010:
"Este post está participando do Concurso Profissão Blogueiro, que vai premiar três blogueiros com netbook e kit completo para quem quer ter um blog de sucesso. Acesse: www.ideiasnoar.com.br/profissaoblogueiro".


21 comentários

Anônimo disse...

Ótimo post hein Aninha??? Muito bom mesmo!! E assino embaixo de tudo que você escreveu... Eu atualmente sigo 89 pessoas (em breve farei uma pequena limpa) e sou seguido por 60 pessoas... e já acho bastante pq muitas vezes não consigo manter uma "linha temporal e lógica" dos assuntos que estão sendo tratados na twittosfera naquele momento.

Bem, sou seguidor e sei que você não me dar unfollow, apesar de que eu tenho pouco tempo para ficar no twitter pois assim como você tb não tenho iphone... ah, eu uso o twitterfox e adoro ele... bem simplesinho e não precisa instalar adobe air (q deixou meu pc mais obsoleto do que já tava)...

Beijao!
Bruno Thomaz

Unknown disse...

@brunothomaz vc é um dos que tuitam pouco,mas qdo tuita tem algo de interessante para mim. Por isso está na minha lista, e a não ser que tente me matar ou me xingar continuará por lá (brincadeira rs). Eu usei o TwitterFox logo qdo começei a tuitar, mas isso me deixava presa a tela de navegação, o que consegui liberdade usando o Twhirl, o mesmo não aconteceu com o tal do TweetDeck, travou meu pc, e não deixava eu usar os outros dois por longas horas, rss. Deixei ele baleiando na área de trabalho, rsss

Beijos!
Obrigada pelo comentário!
@anamagal

Antenor Thomé disse...

Olá Ana,

Muito bom mesmo, concordo plenamente com você. Esses dias fiz uma limpa no meu twitter. Não tem sentido seguir apenas por seguir. Temos que ter um elo, um ponto que nos faça crescer de alguma forma.
Mas sempre que algo começa a ser utilizado acontece isso, foi assim com o orkut tb...

Bjo

Wellington disse...

Excelente Post. PARABÉNS É POUCO!!
Sou muito novo no twitter (um mês acho)tenho seguido apenas algumas pessoas que teem "tutano", você é simplesmente uma delas...
Muito obrigado pela ótima leitura.

@wellduarte
Wellington Duarte

Unknown disse...

verdade...
mas isso ainda acontece muito...
acho que é resquício do que acontece com o orkut, por exemplo, em que as pessoas mais legais são cheias de amigos e possuem atém mais de um profile...
no mais: follow me!
@arthurpereira
auehuaheuaheuheauhauehuaheuhae

--
www.moolegal.wordpress.com

Unknown disse...

Menina, meu comentário não é sobre o post mas como não achei um e-mail de contato, aqui serve. Descobri o blog através do Monthiel, gostei muito do que vem fazendo aqui. Pessoal, libertário, dono de si, muito bacana. São bem poucos os blogs feitos por jornalistas que eu me divirto lendo, o seu agora está entre eles.
Abraço

Unknown disse...

Antenor meu amigo, fazer limpa é necessário em todos os âmbitos de nossa vida. Faz bem e renova =D

Well vc sempre gentil!Obrigada pelo carinho e pela visita!

@arthurpereira vou visitar seu twitter. Concordo com vc. Tudo bem que Orkut e Twitter são duas redes completamente diferentes, mas o 'estrelismo' existem em qualquer uma delas, não é? Ah... vão entrar pro BBB, farão mais sucesso!

Adriano, obrigada pela visita. E tenho contato de e-mail sim. Olhe ali do lado na parte EXPEDIENTE, rss tem meus contatos ali =D Se tu és visitante vindo do Monthiel é bem vindo. Amigo de amigo meu é meu amigo! \o/ Seja bem vindo! (ah e ainda não sou profissional, quase...falta pouco para formatura e só trabalho como freela, rss)

Jenny Taylor disse...

O twitter foi muito útil pra mim, pois quem lê meu blog sabe que eu gosto de fazer comentários que as vezes não ultrapassam uma linha. Então em vez de fazer um milhão de posts num dia, guardo uns dois pro blog e o resto das besteiras jogo no twitter.

As vezes tuíto coisas que não fazem o menor sentido pra ninguém, a não ser pra mim (e esses são meus updates favoritos...rs)

Qto aos seguidores, eu fico muito feliz qdo aparece alguém novo, claro, mas só vou seguir de volta quem tiver conteúdo que me interesse. Seguir por seguir e nem ler o que a pessoa escreve é o fim da picada.

Quantos as estrelas do twitter, eu sigo algumas sim, mas por que me interessam,gente como o @interney, a @rosana, o @cardoso (eu morro com cada tuítada dele), a @poalli ...

E tem os fakes, @nairbello e @renato_gaucho são meus favoritos. Quase caio da cadeira com eles.

E viva o tweetdeck :P

Anônimo disse...

Belo texto, Ana. Concordo com tudo que você escreveu. Sou seu fã!
E é verdade, eu mesmo nem tenho tempo para gerenciar a quantidade de amigos no Orkut ou qualquer outra ferramenta social.
Acredito que o fato de alguém seguir zilhões de pessoas reside no fato dela querer mostrar ao mundo "Hey, eu existo" ou seja chamar a atenção. Eu não critico porque quando comecei a entrar no mundo virtual também era assim, portanto eu as compreendo! :o)

Anônimo disse...

huuummm, sei não hein! Me contrariou, não sou mais seu amigo e vou mandar meus ninjas sardentos ir atrás de você. hahaahaha. Brincadeiras a parte, belo texto. Apesar de eu não concordar (completamente, e meu texto diz isso), defendeu muito bem seus argumentos :o).

Abs,
@monthiel

Unknown disse...

My dear @jenny_taylor Vc é minha ÍDOLA!!! Hehe. Uma das pessoas que me deu chance de tuitar qdo entrei por lá. Da turma que vc citou só não sigo o @cardoso e a @poalli, nem sei quem são, falando a verdade, rsss Fakes já segui alguns, mas teve uma hora em encheu, rsss. Parei... haha (continuo não gostando do tweetdeck - I love twhirl \o/)

Meu fofoxu @crazyseawolf vc é um dos meus fofuxos no Twitter, vc o @monthiel e o @kadusouza. São meus 'amorzinhos' por lá. Eu tb entendo o que é isso, qdo começei na vida virtual como um todo, temos esses rompantes de 'estrelismos', todo mundo tem, mas passa né... Continuar a se fazer de idiota é que não dá. Já estou bem crescida para brincar de faz-de-conta =P

Unknown disse...

@monthiel meu xodó tuiteiro! Eu sei que cada qual tem suas opiniões, e claro que respeito todas, assim como respeito aqueles que adoram brincar de segue-segue, rsss. Mas se mandar seus ninjas atrás de mim é capaz de eu sequestrar todos eles (Love Ninjas!!!) =P

Anônimo disse...

Perfeito seu texto, para mim nada a acrescentar e também nada para tirar, era tudo que eu queria dizer...
Como já havia falado no blog da @julianasardinha tem muitos "stars" lá, mais por enquanto vou indo até qndo der, qndo não der mais unfollow neles e pronto!@
Parabéns pelo blog sempre to de olho .....
beijos e boa páscoa
Douglas Costa

João M disse...

Obrigado pela citação, Ana. Eu não me sigo obrigado a seguir todos que me seguem. Sigo quem é meu amigo ou quem me parece interessante.

Beijos
João (@nababu)

Unknown disse...

Douglas adorei seu comentário... E tb o que fez lá na Ju...Simplesmente demais!

João querido amigo, da vida real. Muito mais que virtual não é. Isso que é importante, podermos levar para vida real as coisas boas da virtual. Adoro você amigo!

Stanley Rossine disse...

Muito bom texto!
Parabéns!!!
Bj!
Stanley

Anônimo disse...

Parabéns Ana, comungo do mesmo pensamento seu, recebo vários pedidos de seguidores, faço questão de visitar todos, vejo o conteúdo dos seus comentários se for interessante passo a seguir. Em tempo: Só sigo aqueles que possuem ISO. rsrsrs

Leandro Caracciolo disse...

Olá Ana,

O post está muito bom, mas acho que ficaria mais interessante ainda se você desse
o merecido crédito para as ilustrações e charges (como no caso a que fiz, http://1.bp.blogspot.com/_Z_c7w9gjzgE/Sd1mDsinVKI/AAAAAAAAA2Q/_Zu6ylpk0L0/s1600-h/charge_twitter_cai_400.jpg), afinal, elas são conteúdo produzido
por outras pessoas.

Um abraço,

Leandro

Unknown disse...

Stanley obrigada pela visita!

@TutoUnopar continue assim. Pois assim é sempre melhor! Escolhemos os bons e isso que interessa!


Caro Leandro, antes de tudo obrigada pela visita. Vou retificar o post incluindo vc como o criador da charge (mas na própria imagem já vem sua assinatura e não a retirei). Não costumo colocar créditos em imagens pois as pego pela rede espalhadas. E nunca tem o nome dos criadores nos sites de busca do Google. E como vc só assinou Leandro, não tinha como saber o seu sobrenome não é? - Desculpe qualquer incômodo. E repare bem que não retirei os seus créditos já inclusos na imagem =)

Leandro Caracciolo disse...

Imagina Ana,

Sem problemas.

Obrigado pela retificação.

abraço,

Leandro

Unknown disse...

Tudo bem Leandro. Infelizmente acontece essas coisas. Principalmente com imagens. Textos são normais. O que já encontrei de texto meu espalhado e modificado por aí, nem dá para contar. Mas imagens, quase sempre ficam em diversos locais diferenciados, o que dificulta descobrimos os autores.

Já coloquei observação no topo do blog. Neste e nos meus outros dois. Caso alguém reconheça as imagens para falar. Pois não tenho como descobrir de quem são. Sempre dou os devidos créditos a quem pertence =D

Volte sempre!
Gostei do seu blog e vou linká-lo!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;