quarta-feira, novembro 11, 2009

Hackers? Alienígenas? Tempestade? Afinal o que causou o apagão?

Estava quietinha no meu canto escrevo o post que veio antes deste sobre como ser um bom redator. Pesquisei, salvei, editei e comecei a buscar por imagens legais para ilustrar o texto. Abri o Blogger e mãos à obra, comecei a publicar. Abre Word daqui, copia texto pronto dali, cola na página do Blogger de lá e comecei o upload das imagens. Quando tudo estava pronto eis que tudo se apaga.

Logo corri e desliguei as tomadas do computador. Afinal, aqui onde moro é normal ter “apagão” dia sim, outro também. Então pensei comigo mesma: é a chuva. Estava um pé d'água torrencial e aqui quando dá chuvisco já acaba a energia, imagina com aquela chuvarada. E como consequência, o telefone fixo também fica mudo. E é a hora de recorrer ao celular. Como sempre em todos os meus “apagões” diários.

Peguei meu celular da Oi e tentei ligar para Light (a operadora responsável pela distribuição de energia aqui do Rio) e nada. Fora do ar. Não a Light, o celular. Peguei o celular da Vivo, o meu, e tentei novamente. Também nada. Chamada sendo finalizada mesmo antes de completar. Peguei o outro Vivo da minha mãe e, claro, que nada. Tudo era finalizado antes de completar a ligação.

Entramos em total pânico. Não sabíamos o que estava acontecendo. Porque aqui onde eu moro é natural faltar energia quase que todos os dias. Então não nos assustamos até que os celulares também não funcionavam mais. Porque o telefone fixo sempre fica mudo junto com as quedas de energia. Duas horas depois consegui falar com a Oi (operadora de telefonia aqui do Rio) e a menina me explicou pelo telefone que não tinha sido só em meu bairro, como de costume, e sim em quase todo o Brasil, e no Paraguai também.


Ela, que estava em um prédio com geradores, assistia a tv e ficava me pondo a par das notícias. E falou que não sabia quando ia voltar a normalização de nada. Agradeci e desliguei. Peguei o celular da minha mãe que tem rádio (o único rádio da casa que não é de energia elétrica) e fiquei catando alguma estação para sintonizar que estivesse funcionando. A única que pegou foi a BandNews FM, ao começar ouvir (confesso que pela primeira vez) fiquei estarrecida com as notícias.

A âncora e colunista Tatiana Vasconcellos, da rádio, estava no ar contando tudo o que acontecia e relatando os fatos via twitter, e-mails e sms da vida. A maior parte vindo dos bairros cariocas atingindo pelo apagão. Pensei na hora: "OMG, não foi só aqui?". Que susto levei. Tentei enviar um torpedo para a rádio e nada. Meus celulares mudos e acabando a bateria. Desisti e fiquei ouvindo o noticiário com a Tati (que ainda quero acrescentar fez um ótimo trabalho! Parabéns!), até que a bateria do celular da minha mãe acabou.

Era tudo muito controverso. Cada um falava uma coisa e nada de concreto era oficializado. Mudei de estação algumas vezes e ouvia uns dizendo que tínhamos sido atacados por OVNI's (só rindo) e outros dizendo que foi um ataque hacker. O Ministro dizia que o problema tinha sido em Itaipú, depois ouvi notícias dizendo que foi em Furnas. Na verdade mesmo só sei que não sei de nada.


E mais uma vez, nós brasileiros é que pagamos o pato. Seja alienígenas, hackers, problemas ambientais, ou o que mais for conjeturado, a única certeza que tenho é que cada dia mais o Brasil mostra que não está preparando para o consumo e distribuição de energia nesse país. Já tivemos outros apagões e já éramos para ter aprendido alguma coisa com tudo isso não é?

Fico só imaginando a confusão pelas ruas. Pessoas presas em elevadores, trens, metrôs, sendo assaltadas na escuridão, confusão e medo para chegar em casa. Até que o serviço foi restabelecido rapidamente. Aqui acabou a energia por volta das 22h29 do dia 10/11, para ser exata, e voltou exatamente às 02h57 do dia 11/11. Mas fica valendo a pergunta... Até quando isso vai continuar ocorrendo?

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;