quarta-feira, outubro 19, 2011

A canseira do atendimento ao cliente da Oi e Vivo


Domingo, 16 de outubro, início da noite. Tudo ia bem, meus trabalhos, pesquisas e eis que de repente fico sem conexão com a internet. Minha prestadora de serviço é a Oi Velox e quando tudo isso ocorreu a primeira coisa que fiz foi tentar de várias formas solucionar o problema removendo os cabos e religando tudo antes de ligar para eles. Quando consegui falar com um atendente (isso já era quase meia noite de domingo), vieram com o mesmo papinho de sempre e que o ‘problema’ seria meu e blá blá blá. Abriram um chamado e disseram que em 24 horas ‘meu problema’ estaria solucionado e um técnico viria em minha residência. É...  Mais de 48 horas depois ainda estou esperando o técnico...

Na segunda-feira esperei pelo suposto ‘técnico’ da Oi Velox o dia inteiro e nada. Depois de ficar cansada tentei novamente contatar a Oi Velox, sem sucesso. Foram exatas 17 tentativas atendidas automaticamente e caindo em sequência. Para meu espanto a Oi agora também aderiu ao serviço de URA (atendente eletrônico), batizado de ‘Eduardo’, que te irrita do começo ao fim da chamada (consegue ser mais irritante do que a URA da Sky). Todas as 17 vezes que liguei ele me passava um número protocolo dizia que minha ‘conversa seria gravada’, mas ao transferir a ligação a mesma caía. 

No início da noite perdi a paciência e abri uma queixa na Anatel, que me deu cinco dias para ‘ser solucionado o problema pela Oi’. Ou seja, a emenda ficou pior que o soneto. Quando deu 21h10 de segunda, enfim, a ligação não caiu na URA (ou melhor, no ‘Eduardo’). Ao invés disso foi para o atendimento eletrônico e consegui ser transferida para um atendente. Ele novamente veio com os mesmos papos de que o ‘problema’ seria do meu aparelho e que se o técnico fosse à minha casa seria ‘cobrada uma taxa de R$ 29,90’ por serviços internos (@#$%&). 


Já irritada, tentei respirar e pedi para que ele realizasse testes na linha e na conexão e minutos depois ele voltou sem graça constatando que realmente tinha problema na minha transmissão e ia abrir um chamado (ok... mais um chamado, mais ’24 horas’). O papo deles conversando conosco (principalmente quando somos mulheres e atendidas por atendentes do sexo masculino) é falar como se fôssemos umas retardadas e totais ignorantes em termos de tecnologia. Sinto-me ofendida quando eles ficam falando como se tivessem no programa soletrando a frase pronta ‘a senhora, por favor, cli-que em i-ni-ci-ar, de-pois em pai-nel de con-tro-le...’. Caraca! Não tenho cinco anos de idade e nem sou analfabeta digital...


Nesse meio tempo, esqueci até que era feriado do comércio, tentei em vão ir a uma loja da Vivo ou Tim para ver a possibilidade da comprar de um serviço 3G. Sem sucesso voltei para casa e tentei entrar em contato com a Vivo através do *8486 e, surpresa, mais de 40 minutos esperando ser atendida e sendo transferida de setor em setor sem ter minha dúvida solucionada. O detalhe é que eu queria apenas informações de como é o serviço do 3G, quanto custa etc., nada, além disso. Somente a porcaria de uma informação.  E também não obtive.

A madrugada de terça-feira entrou e eu ainda sem conexão com a Oi Velox e ainda aguardando atendimento de um ‘setor responsável’ da Vivo para me prestar informação. Surtei claro... 

Como podemos ainda ter uma prestação de serviço em telefonia e conexão à internet tão precária? Como podemos ter serviços ruins, velocidades baixas e atendentes totalmente despreparados para tirar nossas dúvidas? Isso é inaceitável. 

Estou eu aqui, que dependo da internet para trabalhar, perdendo dinheiro, me aborrecendo e pagando por um serviço que não me oferece o que vende. Pago caro (e muito caro – até mês passado pagava R$ 79,90 por 1MB da Oi Velox, depois que reclamei me ‘deram de presente’ por um ano a mesma velocidade de M por R$ 39,90) e não tenho nem um atendimento ao cliente de qualidade. Assim fica difícil.

Mas uma coisa é certa, entrarei com um processo contra a prestadora de serviço em telefonia e internet Oi Velox, pois corri o risco de perder um contrato porque não conseguia nem acessar meus e-mails para avisar o que está ocorrendo.  Ou seja, parece piada, mas ficamos com cara de antiprofissionais parecendo loucos por conta de um serviço mal prestado e funcionários incompetentes.


Minha solução temporária foi correr atrás de um serviço 3G. Porém, fiquei assustada com os preços... Na Vivo uma conexão de 1GB com transmissão de dados de 150MB/mês custa R$ 29,90 (esse o plano mais barato). Quando fui ao shopping, ontem terça-feira, passei primeiro na Tim e o susto foi maior. Lá o plano de menor valor era R$ 49,90 e a compra do modem sai por R$ 96,00. Morri! Corri para a loja da Vivo para ver se eu tinha alguma vantagem por seu cliente Vivo Controle. E tinha! Lá eu escolhida o pacote desejado e o modem era gratuito. Ainda tiveram dúvida sobre qual 3G eu escolhi?

Agora, terei que agregar uma despesa mensal que eu não esperava (e não podia, já que neste mês  ainda perderam o PC por queda de energia e tive que comprar às pressas um notebook) por conta de um serviço de porcaria oferecido pela Oi Velox. Ou seja, terei que pagar o Vivo Controle (R$ 35,00), mais o Vivo 3G 250mb (R$ 34,90) e ainda a porcaria da Oi Velox (R$ 39,90). Isso sem contar com a prestação do notebook... Resultado: tô fu...

Ou seja, estou aqui, perdendo dinheiro e depois eles ‘exigem’ que eu pague a porcaria da conta em dia ou ‘cortam meu serviço’. Mas como vou pagar a conta em dia se não continuar trabalhando? Como vou continuar trabalhando se os serviços que EU PAGO para eles me prestarem não funcionam e mal sabem atender minhas dúvidas? Assim fica difícil né...


1 Comentário

Tiozão das Batidas disse...

Orgulhosamente PUBLIQUEI uma 'chamada' para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil.

Abraços cordiais.

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